Parece até repetitivo, mas a gente não se cansa de alardear porque parece uma epidemia. Sim, o assunto é novamente o excesso de peso da população brasileira.
Uma das medidas para evitar a obesidade em crianças é estimular a prática de esportes.
O esporte realmente traz muitos benefícios. Ele trabalha a autoestima, a cooperação, e, acima de tudo, a disciplina. O comportamento das crianças muda de forma drástica em casa e na escola, elas têm mais disposição para fazer os deveres de casa e passam a dar mais atenção às aulas.
A prática esportiva na Educação Infantil auxilia na redução ou manutenção do peso e a conquista de uma vida mais saudável, além de contribuir para o alcance de outros benefícios, além dos físicos.
Graças à prática de atividades físicas os alunos se socializam melhor com as outras pessoas, sejam crianças ou adultos. Os exercícios auxiliam também na transmissão de valores como respeito, regras e limites, e estimulam a aceitação da vitória ou da derrota.
O esporte leva a um aumento no desenvolvimento neuromotor da criança, além de prevenir algumas doenças como a obesidade e a depressão, já que estimula a criança ao convívio social e também a queima de gordura de uma forma mais divertida. Destaco as artes marciais, que promovem a disciplina e a atenção do pequeno praticante aspectos como o respeito, hierarquia e superação.
(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));