#abreaspas para Todos Pela Educação:
A importância da Primeira Infância, fase que vai da gestação até os 6 anos de idade, para o desenvolvimento da criança já foi comprovado por pesquisas de diversas áreas, incluindo a Educação. Com o objetivo de promover um debate sobre a qualidade escolar desse período fundamental, o Todos Pela Educação e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) organizaram o encontro Educação em Pauta, reunindo especialistas e jornalistas para tratarem do tema.
Na abertura do encontro, a superintendente do TPE, Alejandra Meraz Velasco, e o diretor presidente da FMCSV, Eduardo Queiroz, apresentaram os documentos “Políticas públicas de desenvolvimento infantil na América Latina – levantamento de e análises de experiências” e “ Agenda de ações para a região da América Latina”. Ambos os textos foram confeccionados no segundo semestre do ano passado, durante o Workshop “Construindo uma agenda regional para o Desenvolvimento Infantil”, evento realizado pelo TPE em parceria com a FMCSV e o Inter American Dialogue em 2015, que reuniu 30 representantes de 11 países, entre gestores públicos, especialistas e membros do terceiro setor.
“É preciso discutir a qualidade da Educação Infantil no Brasil, uma vez que temos evidências de que ela é baixa. Precisamos de mais dados – os que existem tratam basicamente da infraestrutura dessas unidades”, pontuou Queiroz.
Já Alejandra, ao apresentar os documentos, lembrou que as desigualdades de renda, localidade e raça/cor começam cedo e que desde os 3 anos já é possível observar diferenças na aquisição da linguagem pela crianças. “È por isso que é fundamental que melhore a qualidade das interações entre os pais e os filhos pequenos e também entre os professores e as crianças”, disse.
Ao apresentar os resultados de cinco estudos, Daniel Santos afirmou que a maior parte deles mede os insumos (infraestrutura, formação docente, etc) e os resultados da Educação Infantil, deixando de lado os processos. “Medir os dois primeiros é mais barato em termos de pesquisa, mas isso prejudica o debate da qualidade dessa etapa da Educação Básica”, afirmou.
Segundo ele, é necessário também que a percepção dos pais e familiares, enquanto atores sociais do processo educacional, sobre o que é uma Creche e uma Pré-escola de qualidade mude. “Há uma grande diferença entre o que a ciência considera uma boa Educação e o que as famílias pensam”, explicou.
- Para ler as apresentações de Alejandra Velasco e Eduardo Queiroz, clique aqui.
- Para ler a apresentação de Daniel Santos, clique aqui.
- Para ler a apresentação de Rita Coelho, clique aqui.
- Para ler “Desenvolvimento Integral na Primeira Infância – Agenda de ações para a região da América Latina” na íntegra, clique aqui.
- Para ler “Políticas públicas de desenvolvimento infantil na América Latina – Levantamento e análise de experiências” na íntegra, clique aqui.
- Para saber mais sobre o workshop, clique aqui.