Brincar com massinha sempre foi uma das minhas brincadeiras preferidas, quando criança e agora adulta junto com filhão.
Acho engraçado que esta brincadeira ficou muito ligada a crianças mais novas. Fica nítido pelos kits nas lojas e utilização em escolas. Aqui sempre curtimos muito, mas me surpreendi com meu filho e seus amigos, com idade entre 9 e 10 anos, voltando a gostar de brincar com este material.
Em tempo de febre de brinquedos para crianças com DTAH, ou sendo promovidos apenas para ajudar na concentração, acho que a massinha poderia voltar a ter destaque. Eu adoro pegar uma bola de massinha e simplesmente ficar apertando. Para mim isto sim desestressa e pode ajudar a concentar em outra tarefa.
As brincadeiras podem ser as mais diversas:
- testar texturas apertando blocos de montar, folhas, bonecos ou o que a imaginação permitir, contra uma bola de massinha
- escrever palavras
- construir bonecos, monstros, insetos
- fazer comidinhas
- criar construções com canudos, palitos ou cotonetes
Brincar de massinha é sempre divertido e não tem como não motivar a imaginação. Pode ser uma momento relaxante em família. Nós gostamos muito de colocar uma música e ficar brincando juntos, mostrando nossas criações, rindo das tentativas que não dão certo, um ajudando ao outro a encontrar soluções diferentes para nossas criações com este material.
Aqui já usamos muito para criar objetos e cenários para os vídeos. Você não precisa filmar, mas a massinha pode gerar cenários para muitas brincadeiras e criar muitas histórias.
E como é na sua família? Que brincadeiras criam com massinha? O que mais gostamd e construir? Comidinhas? Bonecos? Cenários? Comente aqui.
Abaixo deixo um dos vídeos que fizemos misturando massinha com bonecos e até mesmo Lego.