Encontros que curam: sobre amamentar e a #SMAM2017

                                      #SMAM2015

 

Hoje é o Dia Mundial da Amamentação e o início da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece todo ano entre 1 e 7 de agosto, objetivo de estimular a amamentação e melhorar a saúde das crianças ao redor do mundo.

Eu havia planejado escrever um post hoje reunindo as histórias das mães amigas e parceiras deste Blog. Mas fazendo o planejamento para o Grupo de “Powerpério” desta semana, a Caru, uma amiga que eu conheci ainda no pré-natal do Guilherme (tivemos a mesma obstetra que nos atendia em grupo para tirar dúvidas a respeito do parto) e com quem estou trabalhando na Lumos, me disse que quando pensa em mim e em amamentação, ela lembra do dia que trocamos meia dúzia de palavras na sala de espera da consulta de pós-parto e eu a acolhi. E o quanto aquilo lhe fez bem e a ajudou a seguir enfrentando a sua jornada árdua.

O que aconteceu neste dia foi que eu vi nos olhos dela uma angústia que já tinha sido minha e ouvir duas frases de acolhimento também me fez seguir adiante, então eu dei a ela o que me foi dado 6 anos antes, no meu primeiro pós-parto. Quem me acolheu foi o pediatra da Luiza me perguntando se eu desejava amamentar. Foi como se ele tivesse lido a minha alma e entendido o quanto aquilo estava difícil e o quanto eu estava perdida.

Foi valoroso pra mim relembrar estes dois momentos, o ser acolhida e depois acolher, e ouvir o quanto este movimento contribui para que a nova mãe consiga ter a manutenção da sua saúde emocional neste momento delicado que é o puerpério. (Aconteceu comigo, aconteceu com a Caru e seguimos dando a mão para quem precisa desse carinho e desse apoio).

Então, mais do que contar histórias e dizer coisas (informações, conselhos), hoje me coloco à disposição para ouvir (ou ler). E pergunto: você, que me lê hoje, viveu situação parecida na sua história de amamentação? Você encontrou alguém no seu caminho que fez a diferença num momento de luta e angústia? Você foi ou é essa pessoa que acolheu e acolhe quem está neste momento árduo também? (Conta pra gente sua história).

E deixo um convite, ou provocação (no sentido de instigar a fazer): como você pode ajudar uma mãe que deseja a seguir amamentando, mesmo que não seja esta a sua história?

Nesta semana, mais que nas outras, ofereço a minha escuta e meu colo, para quem precisa de apoio ou de cura. Estarei aqui ❤

 

                                          #SMAM2016

 

 

       Foto feita domingo, pra comemorar 2 anos amamentando!                                             #SMAM2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s