Dica de um filme lindinho, com tema importante (bullying, brigas na escola, desobediência) tratado de um jeito leve que faz as crianças entenderem e, o melhor, tem na Netflix!
Anina Yatay Salas é uma menina de dez anos de idade. Seu nome e sobrenomes são palíndromos — palavra que pode ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita — o que provoca risadas de alguns colegas de escola, particularmente em Yisel, a quem Anina chama de "a elefanta". Quando sua paciência se esgota, Anina se envolve em uma briga com Yisel na hora do recreio. Por este incidente, as meninas recebem a descrição do castigo dentro de um envelope preto, fechado e lacrado que não poderão ser abertos durante uma semana. Em seu afã de conhecer o castigo, Anina entrará em mais confusões, entre amores secretos, ódios confessados, amigas de coração e inimigas terríveis. Para Anina, entender o conteúdo do envelope se transforma em uma fantástica viagem de egoísmo e generosidade.
O filme de animação coproduzido pelo Uruguai e Colômbia foi lançado em 2013 com direção de Alfredo Soderguit.
A produção é uma adaptação de Federico Ivanier baseada no romance “Anina Yatay Salas” do escritor e desenhista uruguaio Sergio López Suárez que agora, claro, queremos ler!
P.S. Curiosidade: o filme foi selecionado como o representante do Uruguai a disputar uma vaga ao Melhor Filme Estrangeiro na 86ª edição do Oscar, mas não foi indicado.