#OQueMudaNaGravidez: Cuidados com a pele

Eu nunca fui vaidosa e sempre fui considerada “meio moleque” por algumas amigas. Meu desapego com a imagem já me rendeu algumas dores de cabeça, como também boas histórias. Graças a minha irmã mais nova, a partir dos 25 anos eu comecei a me maquiar mais e pouco antes dos 30, entendi – finalmente – que tem coisa que não é vaidade e sim necessidade.

Aprendi a conhecer minha pele, descobri que tenho pele oleosa, comprei cremes e protetores solares específicos. Passei a usar primer, bbcream, corretivo, pó translúcido, iluminador e blush esse pacote completo aí de cuidados 😛 Também adotei ao método low-poo (de uma forma bem mais ou menos, confesso) e, com todos os cuidados, percebi melhoras na pele e cabelo.

Pouco antes da gravidez, após parar de tomar anticoncepcional, já senti a mudança na pele automaticamente: espinhas aparecendo, pele ainda mais oleosa… E lá vamos nós aprender a entender a pele de novo! Até que veio a gravidez…e as coisas ficaram loucas. Beeeem loucas. Meu cabelo parecia outro, eu até diminuí os cuidados e mesmo assim estão lindos (apesar de ter me dado um pouco de caspa… ops, assunto para falar com a dermato na próxima consulta); mas minha pele… puxa vida, minha pele! Nas primeiras semanas, umas espinhas MALUCAS, grandonas e tal.

“Caraca, maluco! Será que vai ser isso durante os 9 meses?!”.

Depois das 12 semanas, a melhora, enfim! Ainda não um paraíso, mas quem liga para isso, não é mesmo? Pelo menos não tenho uma espinha nova a cada dia! Tive que mudar alguns produtos e o que me ajudou muito (mais até do que a consulta com a dermato, desculpa doutora!) foi esse post que a Sam me indicou, com dicas da Chris, do Cosmethica:

http://www.cosmethica.com.br/cosmeticos-e-gravidez/

Eu sou a louca do Google, veja bem. Pesquisei bastante e não é porque Chris é minha amiga (e engenheira química, né queridos?) mas o post dela foi o melhor até então. Cita tudo o que não pode ser usados na gravidez e mostra como cada um deles aparece no rótulo. Isso é importante!

A rotina de cuidados com a pele mudou bastante:


Gel de Limpeza:

Esse gel da Avène eu já usava antes da gravidez, mesclava com outro de pele oleosa quando o Cleanance acabava. Atualmente só posso usar esse, pois o outro gel continua ácido salicílico, outra coisa que não podemos usar enquanto estamos grávidas.

Ácido Azeláico:

A pele fica JORRANDO óleo e não há muito o que se fazer, pois basicamente todos os produtos para pele oleosa são proibidos nessa fase. A dermato passou esse ácido mais levinho e que está funcionando bem, só que tão bem que às vezes fico ressecada DEMAIS.
#DicaDaChris: importante ressaltar que o ácido azelaico ajuda na prevenção de melasmas (muito comum na gravidez) é que pode continuar sendo usado por toda a gestação e durante a amamentação!

Hidratante:

A dermato disse que não precisava de nenhum hidratante, mas confesso não acreditei nela, não! Não faz sentido não hidratar a pele. Todo tipo de pele, inclusive a oleosa, precisa estar hidratada. Vou marcar outra médica em breve, mas nesse meio tempo passei a usar Cetaphil Baby, que minha cunhada trouxe de uma viagem e funcionou bem. Sinto minha pele mais hidratada, embora ainda acredite que posso encontrar um outro creme melhor para minha pele oleosa.

Protetor Solar:

Um dos mais importantes itens! Não só na gravidez, mas na vida, né amiguinhos? Comecei a usar o Minesol Actif Unify Tinted Mousse FPS 30, mas admito: nunca me dei bem com protetor solar com cor. Fui teimar, gastei dinheiros e agora vou usar o máximo que conseguir até comprar outro. Provavelmente testarei o Isdin Fusion Water em breve:

De maquiagem não mudei nada, só deixei de usar um bbcream que continha ácido salicílico. Ah, passei a usar menos maquiagem, só em dias que estou muito no clima, querendo levantar a auto-estima ou que tenho compromisso, quero tentar deixar minha pele respirar mais!

E você tem alguma dica bacana para compartilhar sobre cuidados com a pele e #OQueMudaNaGravidez? 🙂

4 comentários

Deixe um comentário