Quais são os itens necessários para recém-nascidos?

Mãe de primeira viagem precisa de ajuda, dicas e conselhos, né? Fatalmente, receberemos tudo isso de pessoas que mal conhecemos, mas quando essas coisas vem de amigas, abraçamos e agradecemos pelo carinho, certo? Eu tenho uma rede de apoio fantástica, pequena, singela, mas maravilhosa 🙂 A Sam é uma delas e desde que descobriu sobre a gravidez – bem no comecinho, antes de eu tornar pública – me passou links, textos e muitas dicas de como cuidar de um bebê.

Sam também foi responsável por diminuir pela metade minha lista inicial de compras para Benjamin. Eu salvei diversas coisas que achei na internet e coloquei num doc que compartilhei com ela. Ela deve ter dado muita risada, certeza! Mas foi gentil e me chamou na casa dela para conversarmos sobre coisas que não seriam tão necessárias. Me encheu de livros e presentes e conversamos sobre algumas coisas da minha lista:

BERÇO

Váaaarias amigas já me falaram que seus filhos só passaram a dormir no berço depois do terceiro mês ou até depois. Algumas adotaram a cama compartilhada, outras são adeptas do método montessoriano e até hoje seus filhos não dormem em berços ou camas. Pesquisando, vi alguns vídeos de mães que optaram em ter um carrinho que vira moisés e o bebê dormiu os primeiros meses nele. Facilitava bastante na hora de amamentar de madrugada e para mães que tem medo ou não querem que o bebê durma na cama com ela, pode ser uma boa! De todas essas opções, o que mais me chamou a atenção foi o #berçoredondo. Sou um pouco relutante ao método montessoriano por conta do Billy, meu filhote de quatro patas, quem sabe escreva em breve sobre isso aqui. O mais importante de tudo isso é a mãe pesquisar bastante as opções e ver que mesmo com “tudo planejado”, quando o bebê nasce, as coisas podem mudar (é beeeem capaz que isso aconteça, aliás).

ROUPAS

Dica de quase todas as mães-amigas que tenho: veja quando seu bebê vai nascer! Eu tinha colocado alguns itens na minha lista que não faziam muito sentido, afinal Ben será um um “bebê de verão”, então por mais que as roupinhas de inverno sejam lindas, não vai adiantar eu comprar coisas muito pesadas para ele, né?

Se optar por fazer enxoval nos Estados Unidos, é certo que a mãe vai querer comprar as famosas roupinhas da Carter’s. Atenção para o detalhe que lá o tamanho P, não é para recém nascido. Na verdade, significa “premmie”/ prematuro. Então nada de se empolgar demais e comprar as roupas erradas!

FRALDAS

Ah, um presente que Sam me deu, foi um que #chegounoblog e fui buscar na casa dela, com direito a tutorial da Manu de como colocar fraldas em um recém-nascido:

O primeiro pacote de fraldas que Benjamin ganhou veio da Pampers! A Pampers Recém-Nascido vem com 20 fraldas e promete ser suave como um algodão para a pele do bebê 🙂 Vem com indicador de umidade, que mostra quando o bebê precisa ser trocado. Ponto positivo! A mamãe de primeira viagem aqui agradece! Também tem uma loção protetora, que evita alergias e irritações.

MEIAS x SAPATOS

https://www.instagram.com/p/BWSa5DiheDx/?taken-by=sarafcmartinez

“Sapatos para bebês são caros!”, foi a primeira coisa que pensei ao ver alguns modelos. Mas, veja você, bebês não colocam os pés no chão durante um tempo considerável, rs! E quando começarem a engatinhar, faz mais sentido ter meias boas do que sapatos lindos. Sem contar que, dependendo da orientação de cada médico, existem mães que só saem para a rua com os filhos a partir de três meses. Para que sapato mesmo, hein?

LENCINHOS UMEDECIDOS

Benjamin e eu também ganhamos toalhinhas umedecidas, a Pampers Sentitive. O produto é bem avaliado por outras mães e a partir de janeiro, vamos usar aqui em casa ❤ Uma dica é evitar produtos que tenham aromas, afinal nunca sabemos se o bebê pode ter ou desenvolver alergia.

ALMOFADA DE AMAMENTAÇÃO

Possíveis jeitos de usar a almofada de amamentação.

Serve não só para amamentar, pois a mãe pode começar a usar desde a gestação como um travesseiro, se quiser. Depois, durante a amamentação, ajuda a trazer conforto para mãe e bebê. E após a fase da amamentação, pode servir de travesseiro e apoio para o bebê. Estava na minha lista, mas eu ganhei uma maravilhosa da Pampers que em parceria com a FOM, fez uma lindona e azul (minha cor predileta).

A relação de itens essenciais para um recém-nascido é algo muito particular, se você pesquisar vai encontrar desde listas homéricas até outras extremamente simples. Diversos itens não foram colocados aqui, como: aspirador nasal, kit de higiene, banheira ou balde de ofurôprodutos de limpeza… E tantas outras coisas que nunca ouvi falar, coisas que não sei se vou comprar e coisas que estou deixando para comprar só depois.

Se você não é mamãe de primeira viagem, o que acha que é necessário ou “bobeira” nessa fase?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s