Antes de começar a correr, caminhe!

Esse tem sido meu lema! Quero muito chegar às corridas longas como tem feito nossa colunista Ana Maria Coelho, mas ainda não tenho pique e não quero arriscar minha saúde.

Em primeiro lugar, para começar a correr, é preciso fazer exames para avaliar o seu estado de saúde e ser liberado pelo médico. Depois disso, uma boa pedida é investir na caminhada.

Para começar na corrida é importante que você se acostume com a prática da atividade física, já que o seu corpo será requisitado de formas diferentes e é preciso um período de adaptação para que você ganhe condicionamento físico. Por isso, andar de forma regular, em dias alternados, pelo menos duas semanas seguidas, já é um bom começo para que você deixe a vida inativa de lado.

Para que você alcance seus objetivos, montamos um programa de dois meses para pessoas sedentárias que querem começar na corrida. A intenção é que você evolua com o treino e respeite a adaptação do seu organismo, o que depende da individualidade de cada um. Por isso, preste atenção nos sinais dados pelo seu corpo.

O treino:

Para progredir nos treinos faça alongamentos antes e após a caminhada, se hidrate, use roupas confortáveis e um tênis adequado para corrida.

 

Comece os treinos com 40 minutos de caminhada e aumente 5 minutos por dia.

Após duas semanas, comece a arriscar uma corridinha leve, sempre alternando com a caminhada, e faça uma evolução gradativa semana a semana, como o proposto a seguir por Adriana Genioli, da AG Assessoria Esportiva, em Fortaleza.

  • Primeira semana: 20 minutos de caminhada para aquecimento e depois mais 20 minutos de exercícios, sendo 1 minuto correndo e 3 minutos caminhando.
  • Segunda semana: 20 minutos de caminhada para o aquecimento e, depois, mais 20 minutos, sendo 2 minutos correndo e 3 minutos caminhando.
  • Terceira e quarta semana: 20 minutos de caminhada para o aquecimento e, depois, mais 20 minutos, sendo 3 minutos correndo e 3 minutos caminhando.
  • Quinta semana: 15 minutos de caminhada e 20 minutos intercalando 3 minutos de corrida com 2 minutos de caminhada.
  • Sexta semana: 15 minutos de caminhada e 30 minutos intercalando 3 minutos correndo com 2 caminhando.
  • Sétima semana: 10 minutos de caminhada, com mais 30 minutos intercalando 5 minutos correndo com 2 caminhando.
  • Oitava semana: 10 minutos de caminhada, com mais 30 minutos intercalando 5 minutos de corrida com 1 minuto de caminhada.

Inspire-se neste vídeo:

Bom, eu já estou caminhando mais de 1 hora por dia, passando fácil dos 6km, então já está na hora de começar a encarar a corrida, né?

Desejem-me força e foco, gente!

https://www.instagram.com/p/BbLIjf3g-Wu/?taken-by=samegui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s