Dica de livro: Bruna, a Tagarela

Confesso: foi quase impossível não me identificar com Bruna, a Tagarela.

Mas fiquei quieta e tentei esconder a empatia quando li pela primeira vez para minha filha, Manuela, de 4 anos e meio – e ela também uma tagarela incorrigível!

A história é singela, levemente repetitiva, do jeito que as crianças pequenas gostam. Mas, por envolver situações ligadas às atividades na escola, eu penso que é mais indicado para os que estão em fase de alfabetização (com leitura de adultos, pois não é escrito em caixa alta e tem textos longos) ou como livro recomendado para os grandinhos (entre 7 e 9 anos) lerem e interpretarem sozinhos.

🙂

Seja como for, o livro de Mailza de Fátima Barbosa, publicado pela Editora do Brasil, é uma boa aquisição para a biblioteca infantil, pois trata de comportamento, generosidade e percepção do outro, conversas e acompanhamento familiar do que acontece na escola, bullying que leva à timidez e a chance de ressignificação do papel social que as boas atividades extracurriculares podem trazer.

A história:

Bruna adora conversar. Fala tanto que até cansa seus amigos na escola. Seus professores, às vezes, até se incomodam. Intrigada, após o choque inicial com essas reações e com o apelido que recebeu, Bruna aprende que alguns momentos pedem um comportamento diferente. Ela descobre um lugar para se expressar livremente. Este livro trata de temas como diversidade, relações sociais e comportamento por meio do amadurecimento e da aprendizagem de uma personagem muito carismática que não quer ser chamada mais de tagarela.

O livro faz parte da Coleção Meu Pequeno Mundo, integrada por livros com textos curtos e ricamente ilustrados, que apresentam justamente os dilemas e as situações com as quais as crianças se deparam em vários momentos da vida. Dúvidas, questionamentos, sensação de injustiça, busca de aceitação, aborrecimentos e intolerância são alguns dos temas abordados com muita leveza e graça também nos títulos “Adulto diz cada coisa…” e “Breno, o esquentadinho”.

Serviço:

Editora: Editora do Brasil

ISBN:8510065233

ISBN13:9788510065238

Edição: 1ª Edição – 2017

Número de Páginas: 24

Acabamento: BROCHURA

Formato: 20.50 x 25.00 cm.

Sobre a autora:

Mailza de Fátima Barbosa nasceu em Três Marias, Minas Gerais, e mora hoje em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Conta que seu interesse em criar e contar histórias deve ter começado nas longas viagens que fazia com seu pai, que trabalhava em uma construtora. “Eu sempre levava um caderno e anotava tudo o que via pela frente”. Para a autora, não há nada mais divertido do que ouvir as crianças narrando seu dia a dia e fazendo perguntas. “Foi assim, ouvindo histórias e prestando atenção nas crianças, que nasceu este livro divertido”.

Sobre a Editora do Brasil:

Fundada em 1943, a Editora do Brasil atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação. Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infantojuvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. Os títulos estão disponíveis para comercialização por meio da loja virtual ou nas lojas físicas, em São Paulo (Rua Conselheiro Nébias, 887 – Campos Elíseos, São Paulo – SP), Rio de Janeiro (Rua do Bispo, 150 – Rio Comprido-RJ) e Natal (Rua dos Caicós, 1533 – Alecrim, Natal- RN).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s