A participação da família pode impactar no aprendizado de uma criança? Muito!
Sempre batemos nesta tecla e hoje vamos bater um papo sobre o assunto, com as fundadoras do SOS Educação e especialistas em Aprendizagem, Roberta Bento e Tais Bento, com Pricilla Kesley, jornalista do Todos Pela Educação.
Nós (Sam e Aline, representando o Mãe com filhos) temos a honra de representar as mães que têm filhos em escolas públicas.
O papo acontece ao vivo, numa live na fanpage do Todos Pela Educação, e tratará da aproximação entre escola e família, o tempo dedicado ao estudo em casa e aprendizado nas férias, entre outros temas. Também vamos responder a perguntas enviadas durante a transmissão, então cola lá entre 16h30 e 17h30.
Quer se inspirar?
Veja isso:
“Um levantamento feito pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)* apontou que priorizar os vínculos entre famílias e escolas é uma das políticas que devem ser adotadas para melhorar o ambiente de aprendizado. A conclusão da pesquisa é que se os pais não acompanham a rotina escolar do filho, o empenho nos estudos fica comprometido e o índice de faltas é maior.”
Juntas, temos filhos grandes, um deles já com 18 anos, três no Ensino Médio, uma concluindo o Fundamental 1 e outra no Fundamental 2. Somos amigas desde que os moços eram os meninos sendo alfabetizados e as meninas eram praticamente bebês de fraldas. Nesta caminhada juntas uma coisa tivemos em comum: sempre estivemos perto da vida escolar das crianças.
Eu apoio o Todos pela educação desde 2009:
Seja qual for a idade e a fase escolar do seu filho, interaja com a rotina de estudos e o processo de aprendizagem dele. E acredite, o melhor lugar para isso é em casa. Para começar, crie um ambiente convidativo ao estudo: selecione um espaço com iluminação e temperatura adequadas, além de deixar os materiais necessários acessíveis. É desejável ainda que você ajude a criança a definir um cronograma de tarefas equilibrado, que contemple o momento da lição e também do descanso e das brincadeiras.
Cansa? Claro! Quando acaba o trabalho da gente, começa este, é uma vida cheia!
A hora do estudo é sagrada e deve ser acompanhada de perto pelos pais, assim é possível se inteirar do conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula, auxiliar nas dúvidas e avaliar como está o desempenho da criança. Dessa forma, as dificuldades podem ser percebidas logo e comunicadas à escola para que se busquem estratégias que ajudem o aluno a evoluir.
🙂
O que você faz por ai? Conte para gente! Juntos somos mais fortes!