Parem de obrigar as crianças a “amarem” os parentes ausentes

Já falamos muito sobre respeitar o jeito reservado das crianças tímidas e sobre não forçar crianças a beijarem e abraçarem todo mundo.

Na nossa cultura, abraços e beijos são uma maneira comum e esperada de cumprimentar as pessoas da família. Quando chega o Natal então, como fazer diferente?

Mas e se o seu filho não gosta de dar abraços?

Não é incomum que crianças pequenas evitem abraços e beijos de quem conhecem bem. Logo fica um climão, já aparece alguém taxando a criança de tímida ou mal educada e assim a coisa toma um rumo desnecessário.

É importante ensinar as crianças que têm o direito de estabelecer seus próprios limites físicos, mas é igualmente essencial ajudar as crianças a encontrar formas alternativas de saudação de amadas e demonstrar carinho se não gostam de abraços. Ajude os pequenos e os tímidos a lidarem com abraços indesejados, ensinando-os a estabelecer limites, ajudando outras pessoas a entender a preferência do seu filho e a encontrar outras maneiras para que seus filhos mostrem carinho aos amigos e parentes.

E, vale lembrar para o adulto: raramente uma criança é fria com quem sempre convive com ela.

Se há convivência frequente (que pode ser até pelo whatsapp!), parceria, lembranças recentes positivas e carinho, raramente a criança reagirá mal. O que causa estranheza é a distância e frieza, pois a criança não tem internalizado o senso de obrigação que a gente tem! 

(ainda bem, né?)

Aqui trago outro ponto também valioso nesta época de férias e festas de fim de ano e encontros de família: amor não pode ser obrigação.

Forçar uma criança a “amar” aquela tia que nunca sabe quantos anos o pequeno tem ou aquele tio que só faz piada troll não tem sentido, não ensina nada.

E o que dizer de forçar a convivência com tios e primos que não têm os mesmos valores que a família? Tem sentido? Eu creio que não e evito sem culpa.

E vocês?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s