Meu filho reprovou: e agora?

Nesta manhã, vi um vídeo das meninas do @soseducacao com dicas para filhos que repetiram de ano.

 

Nunca passei por isso como mãe. Nem como filha. Mas vi acontecer bem perto de mim, na família, e hoje sei que além dos cuidados com a parte educacional, temos que lidar com o psicológico e emocional.

Nos casos da família, os “repetentes” mudaram de escola e foi bom. Não sei se é a conduta indicada por especialistas, mas eu lembro do quanto colegas e professores tratavam quem repetia e continuava na escola com certo preconceito e como tinham pouca fé na mudança de atitute do aluno. Então eu diria que verificar se o ambiente continua saudável seria bom.

Depois, eu acho que valeria um acompanhamento com psicólogo. Não é uma longa terapia, mas dar a chance da criança/adolescente ser ouvido por uma pessoa com quem não tem vínculos afetivos fortes (e não tem medo de perder o amor!) seria bom pra deixar essa fase pra trás e lidar com o fracasso. Não tem dinheiro pra psicóloga? Marque um aconselhamento com o pastor ou um conselheiro da sua fé.

E em terceiro lugar, acho valioso a família notar se houveram mudanças significativas na rotina, na estrutura da família e no contexto de vida que possam ter afetado a criança/adolescente. Se tiver e não lidarem com isso, os problemas podem se repetir!

😉

Ah, e vale lembrar de uma fala do professor José Ivair Motta Filho:

“A repetência é um mecanismo que impede que alguém sem os requisitos necessários mude de etapa – e é importante entender que cada um tem o seu tempo. De que adianta passar no vestibular e entrar numa faculdade de Engenharia sem entender de Matemática? Afinal, é melhor ser repetente na escola que reprovado pela sociedade, pelo mercado de trabalho e pela vida.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s