Três pontos importantes para que a criança se torne leitora

Exemplo é a explicação para muitos comportamentos em família.

Ao longo desses dez anos do movimento #pequenosleitores (que eu e meu filho, hoje com 17 anos) criamos em 2007, já ouvimos tantos relatos, pedidos (de dicas) e perguntas de pessoas que não conseguiam fazer da leitura um hábito.

Vejo três pontos importantes para que a criança se torne leitora e o adolescente não perca isso:

(1) Exemplo. Ser criado num ambiente leitor é fundamental. Quem nunca está visivelmente com um livro na mão, quem não fica sem a TV ligada nas áreas coletivas da casa, quem só fala e não faz definitivamente tem pouca chance de formar um bom leitor.

(2) Interesse. Sempre busquei livros que interessavam meus filhos, relacionando até brinquedos e temas de filmes e programas com a leitura, ensinando que o livro complementa as coisas. E me interessava pelo que liam, mesmo depois que pararam de precisar da minha facilitação (quando começaram a ler sozinhos), eu lia o mesmo livro, trocávamos ideias do tema, trazia pra vida real.

(3) Espaço. A leitura sempre foi um momento de deleite, de prazer, de bem estar para todos. Eles nos viam aproveitando o tempo livre lendo e foram criando momentos assim pra si mesmos. Do aconchego da primeira infância que tinha abraço para “ler um livro juntos”, à escolha dos livros que acompanhariam uma viagem ou as férias todas, a leitura na preguiça do verão ou no friozinho de um dia de chuva, sempre foi um momento que tinha espaço e tempo reservados nas nossas vidas.

E aí, como funciona a leitura no cotidiano? Conte pra nós!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s