Brinquedo é de criança!

Pausa nas brincadeiras! Inspirada no Dia Internacional da Mulher, venho propor aqui um combinado. Vamos deixar as crianças brincarem livremente. Brinquedo é brinquedo! Não existe brinquedo de menino, não existe brinquedo de menina.

Meninos podem brincar de boneca, de casinha. Eles podem se tornar pais quando adultos, eles precisam saber cuidar de seu lar, dos seus bens. Podem e devem ser independentes.

Meninas podem brincar de construir, de experiências, de carrinho. Elas poderão construir o que quiserem. Novamente, podem e devem ser independentes.

Não, não peço isto pelas mulheres. Peço isto por todos! Para as crianças explorarem as brincadeiras com mais liberdade, para no futuro lidarem com as diferentes funções na vida com mais leveza, para crescerem emocionalmente mais saudáveis, para terem melhores relações com o outro, com respeito pelas diferenças e empatia.

Crianças que brincam livremente abrem um leuqe de possibilidades, não importa se são meninos ou meninas.

O preconceito ainda existe. E vamos deixar esta questão das cores de lado também. Cor é cor! E só tem determinados significados, pois nós o definimos assim. Você sabia que a esta separação por cores surgiu apenas no século XX? Sabia que em 1918 catálogos de lojas americanas indicavam o rosa para menino e o azul para meninas? Que isto começou a inverter apenas entre os anos 20 e 50?

A questão das cores só reforça que podemos mudar certas questões determinadas anteriormente.

Brinquedo é brinquedo e cores podem ter inúmeros significados. Brinquedo de criança, não é de menino nem de menina. Combinado? E agora …de volta a brincadeira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s