Estava lembrando estes dias que apesar do meu filho até hoje brincar de pique, com 5/6 anos foi a fase que filhão mais brincou de pique-pega. O mais legal foi que a turminha dele na educação infantil, passou a criar piques diferentes.
Tentei puxar da memória quantos piques eu brincava:
Pique-pega: o tradicional correr e pegar
Pique-esconde: escondia e tinha que correr no ponto da contagem inicial para bater e ficar salvo. E até hoje acho o “pique 123 salve todos” uma regra bem injusta com o pegador rs
Pique-alto: Não podia pegar quando estivesse no alto. Era um tal de correr e subir nos bancos do pátio da escola e se pendurar em árvores. Acho que a brincadeira “o chão é lava” se inspirou no pique-alto.
Pique-cola: quando encostava a pessoa ficava colada, parada como uma estátua. Alguns brincavam de salvar apenas tocando, como no pique bandeira, mas a versão mais divertida era quando precisava passar debaixo das pernas do amigo para salvá-lo. O pegador também suava nesta versão.
Pique-bandeira: neste pique as crianças são divididas em times, cada um com sua àrea. Os jogadores precisam atravessar a àrea do time adversário e capturar sua bandeira.
Pique-parede: não vale pegar enquanto estiver com o corpo ou parte dele encostada na parede.
Eu lembro deles inventarem pique-aranha ou caranguejo. Andavam como caranguejos ou aranhas. Também de pique “toca aqui”, para liberar o amigo pego precisavam correr e tocar as mãos no alto. Também inventaram o pique-linha agora já na escola nova. Só pode correr pisando nas linhas da quadra. Algumas vezes apenas criavam temas alinhando com desenhos e personagens que gostavam, tendo regras semelhantes aos piques acima.
Memória de mãe cansada não funciona tão bem… Vocês lembram de mais algum pique?
[…] Pique pega e outros – quantos você conhece? […]
CurtirCurtir