Sabe aquele tipo de evento que você participa e sai de lá com uma vontade imensa de fazer a diferença no mundo ou, pelo menos, no ambiente em que você vive? Pois é, foi o que vivi participando do Mães no Controle, um encontro delicioso organizado pelo grupo #mulherescomacesso.
O evento aconteceu na quarta-feira, 10 de maio, na sede da Acesso, em São Paulo. Aline e eu fomos representando o blog Mãe com Filhos e tivemos o prazer de conhecer mulheres com histórias incríveis e que assumem o papel feminino e materno com muita propriedade. Foi enriquecedor e estimulante conhecer cada uma dessas mulheres.
O grupo #MulheresComAcesso é um movimento que nasceu dentro da empresa Acesso, que acredita no poder feminino, assim como suas tomadas de decisões, tornando-se dona de suas próprias escolhas. O grupo tem como pretensão realizar atividades abertas ao público com temas pertinentes ao universo feminino, promovendo o empoderamento e empreendedorismo entre todas.
Essa foi a 1ª edição do #Maesnocontrole e acredito ter sido um grande sucesso, o encontro apresentou um delicioso conteúdo repleto de troca experiências e vivências sobre maternidade, protagonismo feminino, carreira, políticas públicas e percepções da sociedade, assim como todas as dúvidas, dificuldades e anseios em torno desses temas.
As palestras foram muito bem conduzidas por mulheres/mães incríveis com histórias de vida diversificada, com as quais me identifiquei muito. Foi muito bom poder ver que não estou [não estamos] sozinha(s) neste universo de mulheres/mães reais, que encaram diversos obstáculos no dia a dia na difícil tarefa de conciliar maternidade, carreira e feminismo. Promovendo a desmistificação da “maternidade perfeita” e a conscientização de que não somos “mulheres maravilha” (ufa!).
Vimos o quanto é importante existir e participar de redes de apoio, como mães e mulheres, compartilhando conhecimentos e descobertas que colaboram com dia a dia de muitas mães.
Além disso, o evento ofereceu um espaço kids com monitoria e recreação para que todas as mamães pudessem levam seus filhos participar tranquilamente do evento.
O evento foi aberto ao público, com a colaboração de 1kg de alimento não perecível, para participar.
PALESTRAS E PALESTRANTES




MINHAS IMPRESSÕES
Me identifiquei muito com aquelas mulheres, todas tão cheias de experiências de vida, e que, assim como eu [e muitas], têm seus anseios, medos, dúvidas, frustações e expectativas. É tão confortante saber que não estou só, que é normal não saber tudo e não conseguir lidar com tudo e todos, e que, apesar de me dividir em mil muitas vezes, nem sempre darei conta de tudo.
Ouvir a Pagú falando sobre a importância de atuarmos junto às políticas públicas e dar voz para muitas mães que vivem marginalizadas me fez resgatar uma série de planos que deixei guardados há muito tempo e que, até hoje não conseguir dar início.
Com a Thatu Nunes pude ver como a viuvez precoce é cada vez mais comum e que não estou sozinha nessa condição de maternidade solo e o quanto é importante termos um posicionamento definido sobre o feminismo, livre de pré conceitos e estereótipos.
E por fim, foi gratificante ouvir da Camila Primazi de que é normal você ser o tipo de mãe que ama trabalhar fora e que isso não te faz uma péssima mãe, nem te exime de qualquer responsabilidade com os filhos.
Resumindo, foi realmente uma noite de muito aprendizado e só posso agradecer ao Mãe com Filhos por me proporcionar essa experiência e à Acesso, por promover um trabalho tão bacana. Já estou ansiosa esperando a próxima edição.
😉