Dicas da Dra Ana Escobar no dia mundial sem xixi na cama

Você sabia que o xixi na cama afeta até 15% das crianças com mais de 5 anos de idade?

E que praticar o bullying com a criança não ajuda e ainda pode piorar sensivelmente a situação?

Estivemos numa verdadeira aula de pediatria para leigos com a querida Dra. Ana Escobar (sim, aquela médica do programa Bem-Estar) e aprendemos muito sobre a Enurese Noturna, o nome técnico do xixi na cama, desde como diagnosticar até os tratamentos mais indicados para cada situação.

View this post on Instagram

Hoje eu (@samegui) e @alinekelly temos um compromisso valioso: um papo sobre #xixinacama com @draanaescobar! Você sabia que o #xixinacama afeta até 15% das crianças com mais de 5 anos de idade? E que, praticar o bullying com a criança não ajuda e ainda pode piorar sensivelmente a situação? Para falar sobre a #EnureseNoturna, te convidamos para um bate-papo com a Dra. Ana Escobar (Médica Consultora do Programa Bem-Estar). Durante o evento, especialista irá apresentar todas as vertentes da Enurese Noturna, o conhecido xixi na cama, desde como diagnosticar até os tratamentos mais indicados para cada situação. Vale reforçar: ➡️A enurese noturna não é culpa da criança, nem da família ➡️Não é preguiça. Pode ser um transtorno neurológico ➡️O xixi na cama pode e deve ser tratado ➡️Leve o assunto até o médico para obter ajuda 😉 😘 #maecomfilhos #mãesreais #momblogger #mãescristãs #mãedeadolescente #mãedemenina #mãedemeninos #attatchmentparenting #criacaocomapego #brincadeira #maede3 #abracosquecuram #encontrosquetranaformam #colunistasmaecomfilhos #forçameninas #maeefilha #maedemenina #eumederretomuito #semxixinacama

A post shared by Blog @maecomfilhos (@maecomfilhos) on

Vale reforçar:

➡A enurese noturna não é culpa da criança, nem da família

➡Não é preguiça. Pode ser um transtorno neurológico

➡O xixi na cama pode e deve ser tratado

➡Leve o assunto até o médico para obter ajuda

😉

➡ Só a partir dos 2 anos completos é que as crianças não têm estrutura física pronta para controlar o coco ou o xixi (isso em 90% dos casos)

➡ Desfralde antecipado pode ser motivo para xixi na cama? Entre 2 e 3 anos a criança começa a controlar o xixi durante dia, o da noite é entre 3 e 5 anos.

➡ Quando tirar a fralda noturna? Dra Ana Escobar (professora!), desenhou o aparelho urinário e explicou como funciona a uretra e reforçou que se espera que haja um controle consciente dos esfíncteres da uretra até os 5 anos.

➡ Se acontecer da criança avançar na idade sem controle do xixi na cama, pode ter uma “falha genetica”, uma dificuldade física neste controle do esfíncter da uretra. Nestes casos, o pediatra deve investigar se há casos na família e se éuma dificuldade física real.

➡ Quem deve acompanhar? Prioritariamente o pediatra. O urologista pediátrico pode apoiar casos graves, mas quem pode acompanhar o ser humano como um todo é um médico generalista, que neste caso é o pediatra.

➡ Qual a idade limite para parar de ter escapes de xixi na cama? 10 anos. Mas é bom acompanhar o cotidiano, se é só noturno, se há controle durante o dia, se os escapes envolvem épocas de doenças ou de estresse emocional.

Como mãe de 3, aprendi que uns vão no vaso, uns vão no penico, outros precisam mais da fralda. A gente acha que é da gente, mas é muito de cada organismo e de cada personalidade.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s