Um dia desses estava explicando várias coisas ao meu filho maior, que tem quase 5 anos e, no meio da conversa, comecei a prestar atenção no olhar dele quando falo. Além do fato de achar aqueles olhos os mais lindos (sou coruja mesmo!), notei que ele nem piscava. Na sequência, vi ele fazendo o que tinha dito a ele para fazer. Fiquei olhando a cena e pensando comigo mesma no quanto as palavras da mamãe são importantes.
Ele acredita em mim.
Não um simples acreditar, mas um acreditar tão poderoso que torna o que digo uma verdade absoluta pra ele.
Ultimamente ele até tem argumentado mais, questionado, mas quando digo que determinada coisa, ou situação é verdade, ou “é assim” ele recebe e guarda no coração de um jeito tão puro…
Esse pensamento me trouxe outro pensamento: o tamanho da responsabilidade que tenho perante meus filhos. Cada pergunta que meu filho me faz, é uma oportunidade que tenho de plantar verdade, mesmo que a verdade não seja boa, ou feliz, mesmo que a verdade seja dolorosa algumas vezes. Esse é o caminho que optamos em nossa família, desafiador, porém, recompensador.
Leia também:
http://www.maecomfilhos.blog.br/2017/05/10-principios-do-slow-kids.html
http://www.maecomfilhos.blog.br/2018/05/colo-em-livre-demanda.html
Aqui é regra de ouro na famíla responder a todos os questionamentos. Assim eles mantém a curiosidade e nós mantemos diálogo aberto.
CurtirCurtir