Dicas para ajudar seus pequenos nas refeições em família

As refeições em família são de grande importância para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.

Mas sempre nos surpreende notar que nem todo mundo entende isso e que, com a democratização da tecnologia, as famílias flexibilizam ou até incentivam o uso de aparelhos durante as refeições para “distrair” os pequenos e para “ter paz paz à mesa”.

Li no SOS Educação uma frase que me assustou:

As especialistas em educação explicaram que a “afirmação de que seu filho só come se tiver o celular ou tablet prejudica, e muito, a relação dele com o aprendizado formal”.

Como assim, Sam, a gente não estava falando de comida? Quando ver vídeo na hora das refeições se tornou um tema ligado ao desempenho escolar?

Desde sempre, só que antes os especialistas indicavam desligar a TV na hora das refeições e hoje é a telinha individual, do celular ou tablet.

E como uma coisa afeta a outra?

Roberta Bento explica:

“Uma relação saudável com os estudos requer capacidade de foco e concentração. Mas a habilidade de se concentrar em uma atividade de cada vez não é desenvolvida no momento da aprendizagem. Ela é aprendida na rotina da família e depois transferida para os momentos de estudo.”

Free-Photos / Pixabay

Entenda:

  • Assistir desenhos, filmes, jogos enquanto faz a refeição cria no cérebro da criança a necessidade de diversos estímulos simultâneos – exatamente o oposto daquilo que seu filho precisa aprender nesse momento.
  • Além disso, o processo de aprendizagem requer o uso de recursos armazenados na memória de longo prazo.
  • A hora da refeição é uma excelente oportunidade para enriquecer a memória.
  • Conversas em família, a oportunidade de observar os adultos, sentir a textura e sabor da comida, aprender o nome dos alimentos e suas características, tudo isso se transforma em memórias que serão utilizadas no aprendizado formal, na escola.
  • Uma criança que come distraída por uma telinha perde toda essa chance de enriquecer sua memória.
  • Quanto ao restaurante, lá se vai mais oportunidade perdida, inclusive para o desenvolvimento de outras habilidades, como paciência e empatia.
  • A dica é focar na rotina em casa. O hábito que seu filho desenvolver dentro no dia a dia da família será facilmente replicado nos momentos de convivência social, como restaurantes ou casa de amigos e familiares.

Quer mais explicações? Olhe essas 7 dicas para refeições mais harmônicas em família:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s