Troca e doação de brinquedos

Tão legal quanto ganhar presente é dar um para quem precisa. Mas é muito melhor se esse presente é um brinquedo que além disso traz alegria e diversão. É com esse tema que a campanha ‘Entre Nessa Brincadeira’, que chega à sua 7ª edição, visa incentivar que crianças de todas as idades doem brinquedos em boas condições para serem encaminhados a ONG’s que trabalham com crianças de baixa renda. Neste ano a campanha é tematizada com Mickey Mouse para celebrar os 90 anos da primeira aparição do personagem no cinema e estará presente em 23 shoppings da rede BRMalls, entre eles o Jardim Sul e o Mooca Plaza – o meu vizinho, onde costumo ir.

Os shoppings participantes receberão as doações entre os dias 12 de setembro e 12 de outubro de 2018 e o doador receberá como prêmio uma miniatura exclusiva de fases do Mickey em quatro versões Steamboat Willie; Fantasia; Mickey 90 e Episódios Mickey.

Crianças de mais de 23 instituições localizadas em diferentes estados do Brasil irão receber as doações, dentre elas estão Projeto Arrastão, que receberá brinquedos do Jardim Sul, e a Creche Maria Thereza de Mello Mororó, a da Paróquia do Bom Conselho, na rua da Mooca, beneficiada pelo Mooca Plaza.

Mais informações sobre campanha e as instituições participantes podem ser encontradas no site ou nas respectivas páginas dos shoppings de interesse.

Sua praia é outra? Quer estimular as crianças a trocarem brinquedos?

O Instituto Alana organiza, na tarde do dia 12 de outubro, sua tradicional Feira de Trocas de Brinquedos. Com entrada gratuita, a Feira acontece das 12h às 17h, na Praça Major Sertório, na Vila Buarque, em São Paulo.

Além de proporcionar a interação entre as crianças, a atividade é uma maneira de refletir sobre os apelos ao consumismo na infância e fomentar mudanças de hábito sobre nossos atuais padrões de consumo, como estabelecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 12, da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Diariamente as crianças são impactadas por publicidades dirigidas a elas que estimulam o consumo inconsequente e, nesse período que antecede o Dia das Crianças, o volume só aumenta. A Feira de Trocas de Brinquedos é uma alternativa sustentável de lazer que envolve reflexões sobre consumo, promove colaboração, socialização e criatividade entre as crianças, ao estimular que elas deem novos significados aos seus brinquedos. Além das trocas, esses encontros apresentam novos hábitos e, nesse contexto, é possível ensinar às crianças que trocar pode ser muito mais divertido do que comprar”, considera Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do Criança e Consumo.

Durante todo o mês de outubro, o Criança e Consumo incentiva que mães, pais, e responsáveis, educadores, vizinhos, entre outros grupos, organizem suas próprias Feiras de Trocas de Brinquedos. A iniciativa pode ser realizada em escolas, no quintal de casa, parques públicos ou quaisquer outros espaços coletivos. Para saber como organizar a sua Feira de Trocas de Brinquedos ou comunicar a realização da atividade em sua cidade, o Criança e Consumo disponibiliza em seu site informações e materiais de apoio para divulgações.

Aqui em casa, eu preciso admitir: sou favorável ao brincar desestruturado e, quando dá, ao brincar sem brinquedo… nunca fizemos do “dia das crianças” um dia de ganhar coisas, então não importa se comprariam ou trocariam, a gente não incentiva o consumo nesta data. Simples assim. Considerando que o filho mais velho tem 18 anos e a caçula 5, ambos parecem felizes, são criativos e mesmo assim temos muitos brinquedos em casa, estamos indo num caminho legal. 

http://www.maecomfilhos.blog.br/2017/08/brincar-sem-brinquedo.html

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fmaecomfilhos%2Fposts%2F1136480569810411&width=500

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s