Que idade as crianças da sua família passaram a usar sabonetes e cremes de adulto?

Shantala, a massagem do bebê, hidratantes e banho com sabonetes especiais.

Que idade as crianças da sua família tinham quando perderam estes detalhes?

Por ser mais fina que a pele do adulto, os bebês só devem ser expostos a produtos feitos especialmente para eles. E o hidratante dos pais deve passar bem longe das crianças, sabiam?

“Deve-se usar hidratantes específicos para a idade, que passaram por estudos com aprovações das substâncias utilizadas nas fórmulas e um pH mais fisiológico. Isso porque a absorção cutânea é diferente, havendo mais riscos de toxicidade e alergias”, alerta a dermatologista Caroline Assed Saad, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Tenho “blog de mãe” desde 2005 e modero grupos de pais desde o (finado) Orkut, então eu não raro eu descubro que famílias que passam por problemas de alergia de pele nas crianças deixaram de tomar alguns cuidados quando eles crescem. Passam a usar shampoos e sabonetes de adultos, nunca usam hidrantes na pele dos pequenos (ou dos meio crescidinhos) e só usam filtro solar na praia!

A criança começa a ficar com a pele seca, rachada, coça sem parar. Os pais levam ao dermatologista e descobrem uma dermatite atópica.

A dermatite atópica é um tipo de alergia de pele, uma doença crônica que atinge principalmente as crianças. A pele fica com manchas avermelhadas que coçam e ardem. Ela também pode ter rachaduras, descamar e até sangrar. O tempo seco e frio pode ser o motivador desta alergia grave. Esta reportagem explica um pouco. 

A dermatite atópica geralmente se desenvolve na infância e é mais comum em pessoas que têm histórico familiar da doença. O principal sintoma é uma irritação na pele que, normalmente, aparece nos braços e atrás dos joelhos, mas também pode ocorrer em qualquer lugar. O tratamento inclui evitar sabão e outros agentes irritantes. Alguns cremes ou pomadas também podem aliviar a coceira.
A dermatite atópica geralmente se desenvolve na infância e é mais comum em pessoas que têm histórico familiar da doença. O principal sintoma é uma irritação na pele que, normalmente, aparece nos braços e atrás dos joelhos, mas também pode ocorrer em qualquer lugar. O tratamento inclui evitar sabão e outros agentes irritantes. Alguns cremes ou pomadas também podem aliviar a coceira.

No geral, a pele das crianças não apresenta áreas mais espessas, como pés, joelhos e cotovelos, a exemplo do que acontece com os adultos. Assim, os cuidados básicos com a escolha correta dos produtos e com o banho costuma ser o suficiente. 

Eu herdei da vó materna e da mãe pele que, além de seca, é extremamente sensível. Então, pelo hábito de cuidar da minha pele, sempre cuidei dos meus filhos.

Admito que os meninos (homens feitos hoje) não aceitam bem cremes depois que cresceram, mas a partir da puberdade deles eu sempre busco sabonetes com algum hidrante (o Dove Men é um dos bons, mas também há ótimos na linha Natura Ekos) e insisto em dois detalhes: evitarem banhos muito quentes e usarem filtro solar no cotidiano.

http://www.maecomfilhos.blog.br/2017/12/filtro-solar.html

O banheiro que os filhos dividem tem banheira de hidromassagem, então também consigo incluir óleos ou sais de banho na rotina.

 

Já tratamos crises de dermatite atópica com a linha de cremes Stelatopia, da Mustela, que recomendo sempre. Usei a marca para minha caçula desde que nasceu e, aos 5 para 6 anos, ainda é a que ela usa para banho e hidratação pós banho, pois a loção hidratante com 97% de ingredientes naturais me agrada muito. A linha tem formulação hipoalergênica de alta tolerância, sem álcool, parabenos, ftalatos, fenoxietanol ou outros ingredientes questionáveis e, uma coisa que aprecio, não tem perfume muito forte.

 

Há outras linhas? Claro! Talvez você indique a que usa (e eu agradeço muito se o fizer!), mas como aqui tivemos alergias graves, essa é a minha escolha.

Meu filho mais velho tem alergia ao perfume dos produtos Johnson’s Baby, pode? Pode! Eu adoro a marca, mas ele não pode usar, hoje eles usam Dove Men e eu tenho graves alergias a Dove, também provavelmente ao perfume, vejam só!

E sobre a Dove, vocês viram esta campanha deles?

https://www.instagram.com/p/BmYpVQTnk44/?taken-by=dovemencare_br

E essa da Natura?

 

4 comentários

  1. Ai Sam, confesso que aqui sou uma “menas” mãe em cuidados com a pele (minha e do Gu). Eu raramente uso hidratante e meu único cuidado é lavar o rosto com sabonete apropriado e usar filtro solar todo dia. Já com ele, nem o filtro solar diariamente.. só na praia/piscina/parque. E a pele dele é super sensível… a pediatra pega no meu pé, eu compro os produtos, e no dia a dia ele acaba usando raramente o hidrante e a pomada recomendada para as partes ásperas. Mas sabonete e shampoo sempre comprei os específicos para a idade! Começamos a usar recentemente o Dove, por indicação médica, para a pele dele ter um pouco mais de hidratação. E pensando aqui que talvez óleo para banho seja uma saída para ficar mais fácil dele (e nem eu) esquecermos o creme hidratante.

    Curtir

    • Menino é bem mais complicado, né, Vivi? Até pela cultura machista, que os força a serem mais durões.
      Aqui um filho se cuida, o outro não, e surge um bullying tipo “seu metrossexual” cada vez que o menino fica mais cheiroso!
      O sabonete com hidrante ajuda, mas do filtro solar (e boné) não dá para abrir mão, amiga ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s