Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão.
Os interessados em fazer parte do Projeto Guri no primeiro semestre de 2019 podem realizar as inscrições a partir do dia 28 de janeiro nos polos de ensino do interior e litoral de São Paulo. São mais de 30 cursos gratuitos de música voltados para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos.
Visualizar esta foto no Instagram.
A iniciativa, mantida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, receberá o cadastro de novos alunos até o dia 22 de fevereiro de 2019, podendo variar o período em alguns polos.
Para se matricular, os candidatos devem comparecer a uma unidade que desejam estudar, acompanhados pelos responsáveis, portando RG ou certidão de nascimento e comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar.
Vale lembrar que não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos. Os endereços dos polos estão no site http://www.projetoguri.org.br.
Quando o guri cresce e já está pronto para bater asas e sair tocando e cantando por aí, é hora de juntar o talento, o aprendizado e a vontade de mergulhar numa imensidão de notas e estimulá-lo a fazer parte de nossos Grupos de Referência.
Esta é a oportunidade para jovens em estágio mais avançado de aprendizagem de aprimorar seu conhecimento musical, melhorar suas técnicas, refinar seu repertório e participar de diversas atividades e eventos que proporcionam a troca de experiência com estudantes de diferentes polos, músicos e regentes de grande destaque nacional e internacional. Além disso, é o momento de deixar de seguir para serem seguidos, tornando-se exemplo para os guris em desenvolvimento.
A iniciativa é realizada a partir do Programa de Incentivo da Amigos do Guri, que visa investir no aprimoramento e expansão de cada aluno do Projeto. Dentro disso, grande parte dos integrantes dos Grupos de Referência recebem, mensalmente, uma bolsa auxílio que garante sua participação nos ensaios e atividades realizadas pelos grupos.
Os Grupos de Referência, como parte do Programa de Incentivo, representam mais um passo na direção do estímulo à profissionalização dos alunos e ex-alunos que desejam seguir o coração e colocar em prática seus sonhos musicais.
Se você já deu início a esta trilha e está bastante afinado, não perca esta chance!
Visualizar esta foto no Instagram.
Saiba mais:
Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Os quase 340 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.
A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.