“É junto dos bão que a gente fica mió”
Guimarães Rosa
😉
Estamos na fase de filho terminando o ensino médio e o outro na faculdade, já buscando estágios, assim acompanhamos muitas famílias ansiosas com as carreiras dos filhos, preocupadas em oferecer as melhores oportunidades para garantir o futuro.
Até no grupo de adolescentes da igreja que frequentamos vemos que o sofrimento dos pais aumenta nesta fase… mas creio que é pior para aqueles que ainda não vivem na “dependência” de Deus.
Digo porque quando conseguimos nos humilhar e entregar tudo a Deus, quando conseguimos confiar mesmo no amor de Deus e entregamos nossa vida e dos nossos filhos mas mãos Dele diariamente em nossas orações, algo muda no coração e na mente.
“Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele” (Provérbios 22:6)
Eu peço ao Senhor que meus filhos encontrem oportunidades de viver uma vida com propósito e que onde forem, no que fizerem, a obra de Deus seja fortalecida através deles. Como, onde, ganhando quanto, isso importa menos.
Nós temos uma missão neste mundo: glorificar a Deus. Temos que nos preservar para podermos realizar essa tarefa e temos que crer que, quando confiamos nossos filhos ao Senhor e os educamos à luz da Palavra, eles serão preciosos para a Obra em todas as áreas, pois Deus os guiará.
Não há careiras melhores ou piores, há trabalho feito com o coração motivado pelos sentimentos dignos e que são bons aos olhos do Senhor.
“(…) eu e a minha família serviremos ao Senhor” (Josué 24:15)
No começo do ano letivo eu escrevi sobre incentivar o caráter dos filhos acima do desempenho:
Ensine seus filhos a serem BONS colegas, não só bons alunos.
Mude o foco do bom desempenho escolar que se baseia em resultados individuais para o papel de cada um no contexto do grupo, do aprendizado coletivo, da solidariedade com os colegas, do respeito aos professores.
Exorte-os desde cedo a serem luz por onde passam. Mostre, através de ensinamentos e do seu exemplo, seu testemunho e experiência de vida, que ter luz não é sobre brilhar, é sobre iluminar.
E, sendo essa luz disposta a se doar por outros, eles naturalmente brilharão.
“Vocês são a luz do mundo. É impossível esconder uma cidade construída no alto de um monte.”
Mateus 5:14