Dia Internacional da Mulher – o brincar livre pode fazer a diferença

Eu sempre digo que como não sou capaz de curar o câncer, meu grande legado neste mundo será educar um cidadão correto, honesto e sem preconceitos. Se antes de ter filho eu já acreditava e clamava o feminismo como um movimento que busca os direitos das mulheres sem deixar os homens para trás, hoje tenho a preocupação de mostrar ao meu filho que podemos ser diferentes, devemos respeitar as diferenças e entender que todos somos capazes, fortes e também sensíveis.

Fiquei pensando no que escrever hoje, ou sobre qual brincadeira publicar, mas acredito que uma grande contribuição é deixar meninos e meninas brincarem livres, sem preconceitos, sem separação de brincadeira de menino e de menina.

Da mesma forma que devemos dar acesso para as meninas brincarem de Lego (clique aqui para o post da Sam), podemos dar acesso a brinquedos que replicam utensílios domésticos, bebês e bonecas para meninos.

Ainda vejo pais apavorados quando seus filhos pegam numa vassoura de brinquedo ou fingem lavar uma panelinha. A fantasia destes papéis só irão prepara-los melhor para vida adulta. Um dia poderão ser pais que realmente cumprem seu papel cuidando amorasamente de seus filhos ou simplesmente homens independentes que sabem cuidar da casa e seus pertences.

Vejo uma preocupação (e a acho válida) em disponibilizar brinquedos como carrinhos, bola de diferentes esportes e lego para meninas, mas vamos fazer o mesmo para os meninos! Brinquedo é brinquedo e a fantasia tem um papel muito importante na vida futura das crianças.

Então “bora” brincar!

Filhão com 2 amigos brincando de casinha na creche que frequentou

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s