Capitã Marvel e meu sonho de menina de ser piloto de caça

 

“Mais alto, mais longe, mais rápido!”⁠

A menina que mora em mim, e que um dia sonhou em ser piloto de caça, mas nem cogitou tentar porque nos anos 90 não existia piloto mulher, queria ter conhecido uma história assim na época…  Não teve como eu não me lembrar desse meu desejo quando ainda nas primeiras cenas vemos Carol Danvers tendo que provar que poderia sim se ruma piloto, que ser mulher não a impediria.

Sabe, hoje eu sei que não teria seguido essa carreira, não levo o mínimo jeito para vida de militar, mas sempre me incomodei com o fato de que essa possibilidade simplesmente não existia para mim como mulher. Só muitos anos depois que um avião da FAB, Força Aérea Brasileira, foi pilotado por uma mulher, Fernanda Görtz realizou  um voo solo em uma aeronave militar da FAB em 26/03/2004. Vale destacar também Carla Alexandre Borges, que em 03/05/2011 foi a primeira mulher a pilotar um caça da FAB.

Mas e na aviação amadora ou comercial? 

Em 1922 Anésia Pinheiro Machado  aos 18 anos realizou o feito de ser a primeira mulher a realizar um voo solo no Brasil, no mesmo dia Theresa di Marzo Roesler (19 anos) também realizou seu voo solo, sendo que ela foi foi a primeira aviadora brevetado no pais, com brevê de número 76, e Anésia foi a segunda aviadora do Brasil, com breve de número 77, pois só realizou suas provas de pilotagem um dia depois de Thereza. Ambas tiveram aula com o instrutor alemão Fritz Roesler, com quem Theresa acabou se casando em 1926, e veja só, acabou sendo proibida por ele de pilotar. Anésia continuou pilotando e em 1940 se tornou a primeira piloto de voo comercial.

E nos dias de hoje?

Segundo a ANAC, Agência Nacional de Aviação Comercial, a participação de mulheres pilotos com licenças ativas na aviação brasileira cresceu 106% no período de 2015 a 2017. De acordo com balanço mais recente do órgão, havia no Brasil um total de 1.465 mulheres pilotos e 46.556 homens.


Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Aline Kelly (@alinekelly) em

 

E sobre o filme? 

  • Pense que já me emocionei antes mesmo de começar quando apareceu a chamada com a logo da Marvel;
  • Quanta mulherada forte minha gente, fico feliz por minhas filhas terem a oportunidade de verem uma mensagem tão potente. não vou comentar muito para não dar spoiler para quem não viu ainda, mas AMEI;
  • Queria que o Coulson (lembram dele de Vingadores I?), tivesse mais cenas. Mas quem acompanha a série Agents da SHIELD, viu muito do que será o personagem no futuro da história, na cena da escada.
  • Dá pra ver o filme sem ter acompanhado os outros da Marvel tranquilamente, mas se está pensando (como a maioria) de ver se preparando pra Vingadores Ultimato, rola uns links com Guardiões 1 e Vingadores 1.
  • Prepare-se para morrer de amores 💕 pelo gato Goose (e pra achar estranho o Fury sendo fofo 😒);
  • São 2 pós-créditos, sendo que o primeiro é essencial.

E aprendam com a Carol Danvers meninas:

“não precisamos provar NADA para ninguém, muito menos para macho escroto que tenta nos limitar/controlar”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s