Quando o aprendizado vira brincadeira

Quem já conversou comigo sabe que fujo das escolas tradicionais. Entendo que nem sempre é possível ser divertido, lúdico e as exigências do MEC engessam ainda mais. Agora não é a toa que mesmo escolas tradicionais estão buscando entender gamificação e buscar assuntos e maneiras de reter a atenção dos alunos neste mundo tão rápido.

Lucas este ano estudou o período paleolítico e neolítico. O professor de história passou uma tarefa bem interessante, criar ferramentas com o que as crianças encontrassem na natureza. Permitiu usar apenas sisal e argila. Antes que se apavorem, ele deu 2 semanas para que o projeto fosse realizado, isto incluia dois finais de semana.

Logo nos primeiros dias fomos caminhar pelo bairro em busca de gravetos, galhos e pedras. A ideia inicial era fazer uma machadinha, mas como irão ver, Lucas se empolgou com a tarefa.

Comprei sisal para ajudar a amarrar e argila. O professor falou que seriam avaliados de acordo com o empenho. No início acredito que tenha sido esta a motivação, mas depois veio realmente o prazer de realizar as ferramentas sozinho.

lucas-afiandoo-graveto-estudo-paleolitico

Ele teve pequenas ajudas nossas para segurar a pedra e mostrei como trabalhar a argila. Acabou fazendo duas faquinha afiando os galhos raspando contra uma pedra, uma machadinha pequena e uma grande (bateu com uma pedra apra quebrar mais o galho e ter onde prender o sisal) e um pote de argila. Ele queria fazer uma rede de pesca de sisal, mas faltou tempo.

machadinha-paleolitico

Quando mostrei como lidar com a argila a bagunça se espalhou pela varanda. Ficamos imundos, com direito a mãos de argilas carimbadas. sto me fez pensar novamente no quanto é importante pararmos e estarmos presentes, a orientação e até ser um pouco criança na hora e não se preocupar com a bagunça.

argila-atividade-periodo-paleolitico-neolitico

Varremos a varanda e depois de um bom banho estávamos novos. Certeza que ele jamais esquecerá deste dia e a matéria irá fixar ainda mais.

E vocês o que acham? Aprender pode ser divertido?

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s