Dia das Mães SEM presente

Ontem a grande polêmica na internet foi por conta de uma marca de sapatos colocar um post sobre “mãe de planta”. A primeira questão para mim é: nós mulheres batalhamos tanto pelo direito da escola, entre elas entender e respeitar que algumas preferem não ser mães, porque então este movimento de mãe de bicho (entendo o amor) e agora, mãe de planta? Por que acabamos tentando enquadrar todas como mães?

A segunda e que me leva a escrever este post, e talvez muitas nem gostem do que irão ler,  é: será que as pessoas não percebem que a criação do mãe de bichos, mãe de plantas e até mesmo Dia das Mães é apenas mais um motivo para motivar as compras? (O dia das mães só perde em vendas para o Natal).

Todo Dia das Crianças vemos as campanhas por estar presente, dedicar tempo e não comprar presentes. Talvez seja a hora de darmos exemplo.

Outro dia me perguntaram: – Você não ganha presentes no dia das mães? Ao escutar isto Lucas logo falou meio magoado pela pergunta: – Eu sempre faço desenhos para ela. (E eu os guardo com muito carinho).

Eu ganhei do marido no primeiro ano um porta retrato, uma série de fotos e um bilhete lindo. Significativo pela mensagem e imagens. Ganhei também os presentes de escola e sinceramente, não faço questão dos presentes.

Dia das Mães deveria ser um dia de carinho, de cuidado, até da mãe ganhar um dscanso extra. Nos últimos anos passei a comemorar com minha mãe no sábado anterior com um almoço fora de casa. Desta forma as mamães da família não vão para cozinha e também não enfrentamos os restaurantes com filas sem fim. Dia das Mães pode ser qualquer dia.

Pensei em algumas ideias para pais e filhos presentearem as mamães com carinho.

Por parte dos maridos/papais
Acho o importante o reconhecimento no cuidado com as crianças. Queremos parceiros diários na educação, mas um agrado simples como um café da manhã na cama, assumir uma tarefa que seria dela neste dia para que relaxe, é um belo presente.

Filhos de todas as idades (com ou sem a ajuda dos pais)
Se os pais quiserem ir além, podem ajudar as crianças a criarem uma surpresa. A lista é simples e varia de acordo com a idade, aptidão e criatividade:

  • O bom e velho bilhete ou desenho feito com amor, com significado derrete nossos corações.
  • Preparar uma refeição (pode ser um simples café da manhã ou almoço (mas lave a louça)
  • Tocar ou cantar uma música
  • Montar uma peça de teatro
  • Ler um texto ou poesia
  • Ler sobre um tema que ela curte e bater um papo sobre o assunto.
d6c87c799077c30a0b729c64e7fa9cdd
Sugestão: um pote colorido. Dentro você pode colocar bilhetes com boas lembranças de momentos com sua mãe ou mensagens para ela. Serve para TODAS as idades.

Pense em algo que sua mãe goste de fazer em família. Assistir um filme? Jogar jogo de tabuleiro? Fazer uma boa refeição com muita conversa? Uma caminhada Ir a praia?

O importante é um dia mais leve e repleto de amor! E vocês? Como comemoram o Dia das Mães?

Foto capa: @bruno_nascimento via Unsplash

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s