A soneca da tarde ajuda ou atrapalha o sono da noite?

Meus filhos nunca tiveram regularidade sobre o soninho da tarde e creio que em parte foi por estudarem cedo (desde o jardim) e terem uma rotina de sono saudável à noite.

Mas a caçula (da foto) tem curtido estes momentos.

😊

Entendo que é resultado da rotina, tão importante para a criança, mesmo a que já está na escola.

#aos6 estuda de manhã, dorme muito bem à noite, mas quando reparo que chega muito exausta da escola (na EMEI é fácil notar, a roupa chega encardida de tanto parquinho!), basta um aconchego depois do almoço para ela se render.

A rotina é: banho, comidinha (ela almoça na escola, mas às vezes come de novo por volta das 14h, então acostumei a almoçar neste horário para atiçar o apetite dela) e calmaria em casa.

Cochilar não é “obrigação”, mas sim opção – saudável, é bom lembrar!

Atrapalha o sono da noite?

Raramente.

Como ela sempre teve horário para ir dormir, o corpo “pede” e ela não resiste.

E aí, como é a rotina depois da escola?

Quer motivos para incentivar a soneca da tarde?

Li na Crescer sobre estudos que já mostraram as consequências da ausência desse soninho – tanto no que ser refere a distúrbios de comportamento, como ansiedade, irritação, menor nível de interesse e habilidade para resolver problemas – e os benefícios que ele traz, como a ampliação dos processos cognitivos.

O mais recente deles feito pela Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, mostrou que as crianças que tiram uma soneca à tarde são mais inteligentes e têm melhor memória.

Uma soneca durante o dia é fundamental até os 3 anos: revitaliza, relaxa e aumenta a disposição. Em geral, elas ocorrem em dois momentos: uma pela manhã, entre 10h30 e 11h, e outra à tarde, entre 14h e 14h30.

Aos 2 anos, ela passa a acontecer apenas uma vez por dia e deve se manter assim até por volta dos 3 anos. Nesta fase, o cochilo não pode passar de uma hora e deve se manter assim até a criança não ter mais a necessidade de tirar uma soneca, o que acontece por volta dos 4 anos, em média. Claro que isso muda de criança para criança. Não significa que só porque seu filho completou 4 anos que está proibido de dormir um pouquinho durante o dia.

O tempo da soneca varia conforme a idade e deve ser respeitado. Não esqueça que precisa ser diferente do sono da noite. 

E uma experiência de mãe de filho grande: em certa fase da adolescência, por conta do ritmo de crescimento, pode ser que seu meninão precise mesmo daquele sono depois da aula! não esqueça que soneca é coisa de 30 a 90 minutos

😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s