Coçar muito o olho pode ferir gravemente a córnea

Minha irmã (hoje uma mãe médica duplamente atenta) quase perdeu a córnea de uma coceira na escola… tanto mexeu no olho durante a aula (depois do recreio) que machucou! É importante ensinar às crianças a avisarem um adulto quando sentirem algo errado nos olhos.

Lembrei da história da nossa infância porque li um artigo que comentava que o ato de esfregar constantemente os olhos com força pode deixar a córnea com formato irregular e sua anormalidade levaria a um quadro de aparecimento ou o aumento do grau de astigmatismo, que deixa a visão desfocada, tanto a de perto quanto a de longe.

O artigo explicava que o atrito criado entre a pálpebra e a córnea ao coçar a região dos olhos também pode gerar uma doença grave chamada ceratocone, condição em que a córnea adquire um formato cônico, o que distorce seriamente a visão.

Quem sofre com coceira constante nos olhos deve procurar um oftalmologista que, possivelmente, irá receitar medicamentos antialérgicos e/ou lubrificantes oculares que evitam o ressecamento.

Meu filho tinha isso, tivemos acompanhamento de uma oftalmologista e ela recomendou exatamente esse tratamento, além de alerta-lo para o tempo “parado” nos jogos digitais, ensinando-o a planejar pausas.

(Ele estava no início da adolescência, portanto naquela idade em que é bom ouvir conselhos direto de um adulto que não seja os pais! 😂)

Além disso ainda é possível lavar, com bastante cuidado, os cílios e sobrancelhas com xampu neutro, mantendo sempre os olhos fechados. A solução ajuda a afastar impurezas, poluição e resíduos de maquiagem que provocam irritações e coceiras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s