Artes visuais, dança, música e teatro na FASCS

Uma amiga, que mora no ABC paulista desde que nasceu, indicou para essa “mãe paranaense exilada em Sampa” o trabalho da Fundação de Artes de São Caetano do Sul.

É um trabalho educativo, que visa atrair pessoas e ampliar o percentual de moradores afeito às artes, inclusive à música erudita.

Meus três filhos têm interesses artísticos, mas foi por conta do “recheio do sanduíche” que andei buscando alternativas e essa me parece ótima.

A Fundação prima pela formação do artista através dos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, além da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, da Big Band, nos grupos de percussão, nos corais adulto e infanto-juvenil e nas Companhias de Repertório Teatral e de Dança.

Os concertos da Orquestra Filarmônica são uma referência na cultura de São Caetano do Sul. No currículo da Filarmônica estão a exibição de clássicos como a peça Romeu e Julieta, a Quinta Sinfonia, de Ludwig Van Beethoven, o Concertino em Sol Maior, de J. Haydin, A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, a obra sacra Stabat Mater, de G. Rossini, etc., a ópera Joanna de Flandres, de Antônio Carlos Gomes, etc; concertos temáticos e em homenagem a datas comemorativas, como o Dia da Mulheres, Dia dos Namorados, Músicas de filmes (E.T, Jornada nas Estrelas, Aladin e Indiana Jones), aniversário da cidade; e a participação em eventos realizados dentro e fora da cidade, como o show Sinfonias Paulistas, no Sesc Ipiranga, a Festa Italiana, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, etc. A Orquestra também se apresenta freqüentemente na prestigiada Sala São Paulo, situada na capital paulista.

Já passaram pela escola de artes personalidades como Fábio Assunção, Marcos Frota, Cássia Kiss e André Segati. Também estudaram na escola Eugênio Kusnet, um dos maiores estudiosos de teatro do Brasil, e os músicos Amílton Godoy, Nelson Aires, Roberto Sion e Adenílson Telles, ex-aluno que, desde abril de 2001, está na Orquestra Filarmônica de Berlim.

Gostou? As inscrições para o segundo semestre de 2019 estão abertas.

A Fundação das Artes abre inscrições, de 27 de maio à 29 de junho, para cursos livres e técnicos nas linguagens de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. As inscrições são para as turmas do segundo semestre letivo de 2019.

Em Artes Visuais, podem se inscrever crianças a partir de 5 anos.

Na mesma área, mas para adultos, são oferecidos os cursos de Aquarela, Cerâmica, Desenho, Pintura, Gravura e Xilogravura.

Em Dança há vagas para Ballet Clássico acima dos 3 anos e o curso de Prática em Danças, após os 16 anos.

A partir dos 7 anos é possível ingressar nos cursos livres de Teatro e no curso profissionalizante, com 18 anos ou mais.

O curso de Musicalização, possui vagas para crianças a partir dos 5 anos, Introdução Musical – para iniciantes e Formação Musical, a partir dos 12.

Já o curso técnico profissionalizante em Música, com habilitação em instrumento ou canto, é destinado ao público com mais de 14 anos.

Além das aulas regulares, a FASCS mantém grupos e organismos de práticas artísticas, que movimentam a cena artística da região com festivais, workshops, shows, concursos, concertos, temporadas teatrais, dança, exposição, aulas especiais, debates e outras atividades, contribuindo para a disseminação de conteúdos artísticos-culturais. 

Para participar, o candidato deverá comparecer presencialmente à secretaria da FASCS (Rua Visconde de Inhaúma, 730, Bairro Oswaldo Cruz), de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h e, aos sábados, das 9h às 12h, com original e cópia simples da cédula de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, CPF do responsável (para menores de idade), e duas fotos 3×4. A taxa de inscrição é de R$ 20.

Para os cursos livres, não é necessário ter experiência em nenhuma das áreas ou ser morador de São Caetano do Sul para se inscrever. 

Os valores variam de acordo com o curso e com o ano letivo. Os cursos tem uma semestralidade que pode ser paga em duas formas: à vista (com desconto) ou em seis parcelas. Pelo que vi, as mensalidades têm valoreshonestose para quem mora próximo a SCS como eu, pode ser uma opção interessante.

Para mais informações, acesse o site www.fascs.com.br ou ligue para 4239-2020.

P.S. Crédito das fotos: Artes Visuais e Cameratas (Douglas Almeida), Peça teatral Tempo de Encanto (Regiane Santos) e performance no programa Governo em Movimento bairro Santa Maria (Letícia Teixeira).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s