TENHA FILHOS X NÃO TENHA FILHOS

Lembram-se do texto NÃO TENHA FILHOS escrito por Marcos Piangers e que viralizou nesta semana? Esse outro pai, Gabriel Damasceno, completa perfeitamente o pensamento!

Mas, antes de mais nada, um ponto: eu não estou cobrando que você (que me lê) tenha filhos, cuide dos seus pais ou qualquer outra coisa que seja intromissão na sua vida. Deus nos deu livre-arbítrio e quem sou eu para agir contra essa liberdade?

Dito isso, compartilho os textos na íntegra, com links para ler/seguir seus autores:

Texto de @eugabrieldamasceno: AOS MEUS AMIGOS QUE NÃO QUEREM TER FILHOS.

Você não quer ter filhos, nunca teve vontade, nunca sonhou com essa vida. Você até prega por aí que quem tem filhos precisa respeitar a liberdade de escolha de quem não quer, e sem discriminação. Justo. Mas vou te contar uma história rápida.

A senhora da foto é minha mãe. Ela tem 68 anos, é hipertensa, diabética, e sofreu um AVC alguns anos atrás. Este, a deixou com algumas sequelas.

Tirei essa foto ontem, às 13 horas, nos corredores de um pronto-socorro público. Ela aguardava 5 min de atenção de um médico cirurgião para avaliar um exame. Demos entrada no PS às 21h do dia anterior, e desde então, ela estava “internada” – ora numa cadeira de rodas, de um lado para o outro atrás de médicos e exames, ora numa cadeira de plástico azul, das menos confortáveis.

Quando ela foi tirar o raio-X do abdômen, eu tirei ela da cadeira de rodas e deitei-a sob a máquina. Quando ela foi fazer o exame de urina, eu levei ela no banheiro, e segurei o potinho embaixo das suas pernas para coletar o material. Quando ela vomitou, eu corri atrás de papel para limpa-lá. Quando o médico prescreveu as medicações para casa, eu anotei tudo num papel, e expliquei para que ela não esquecesse.

Agora, esquece a parte romantizada da maternidade. Filho é difícil mesmo. Eles trazem à tona seu pior lado quando se jogam no chão porque querem alguma coisa. Você tem vontade de gritar, fica agressivo, impaciente e autoritário.

Mas é um fato, filhos também nos tornam seres humanos melhores.

E você talvez não esteja considerando uma coisa: filhos também são uma garantia de que não estaremos sozinhos com 68 anos no corredor de um pronto-socorro.

Tenha filhos.

E se você não vou o texto, trago ele (completo, com o final que é muito significativo):

@piangers NÃO TENHA FILHOS:

Não que eu seja o melhor palestrante de escola, mas o convite tem acontecido cada vez mais frequentemente. Não pra palestrar para crianças, mas pra pais. Algumas dão até o nome de Escola de Pais.

Parece que os pais estão perdidos, omissos, distantes. Eu falo por mais de uma hora, mas o que as escolas querem mesmo que eu diga é só uma coisa: vocês têm que participar mais.

Mas eu não tenho tempo, diz um pai. Estou na correria do dia a dia, diz outro. Mas tenho que pagar as contas, diz uma. Mas trabalho o dia todo e de noite tenho academia, diz outra.

ENTÃO, NÃO TENHA FILHOS.

Não tenha filhos se você não tem tempo, se tem muitas contas para pagar, se precisa ir na academia. Não tenha filhos se está muito cansado, se não tem saco para lidar com criança. Não tenha filhos.

Uma proprietária de creche me contou que um pai chegou ao ponto de pedir para abrir a escola sábado e domingo, para ele deixar o filho lá no final de semana também. “Trabalho a semana toda e no fim de semana preciso dormir”, disse ele.

ENTÃO, NÃO TENHA FILHOS.

Entendo que filho se tornou uma moeda social, algo para gente tirar foto bonita e colocar no Instagram. Mas não tenha. Se não tiver tempo, paciência e dedicação, não tenha. Seja feliz sem filhos.

E se já tem, então crie. Crie com todo amor e carinho. Crie com menos gastos e mais tempo junto. Filhos exigem reorganizar tudo o que você estava fazendo. Dura uns vinte anos. Vai passar rápido. Quando você menos esperar eles crescem e vão embora. Dai você faz o que quiser. Se é para ter filho, só preciso mesmo dizer uma coisa: você precisa participar mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s