Olá, Mauricio!

No mês que completa 60 anos, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) inaugura a exposição “Olá, Mauricio!” no Centro Cultural Fiesp, reunindo obras que mostram parte das criações das centenas de personagens e trajetória do desenhista Mauricio de Sousa.

Fomos conferir na abertura, eu e Cristina Sano, nossa colunista que é designer, apaixonada por animações, HQs e tanta coisa boa neste universo nerd. Cris é mãe do #mininerd Daniel Akira, #quase9, amigão da minha caçula Manuela, #aos6, e os dois adoraram a exposição. Meu filho do meio, de 16 anos, que pensa em seguir carreira na área, também gostou muito.

Até para mim, que acompanhei como leitora, depois como profissional da comunicação e como mãe, ver a obra do Maurício reunida me ensinou, sabem?

A história da MSP começou em 19 de julho de 1959, com a publicação de uma tira do Bidu e seu dono Franjinha no jornal Folha da Tarde, atual Folha de S. Paulo. A exposição dará espaço especial ao cenário dessa tira, além de muitos outros que serão representados de forma bem-humorada, fazendo com que o público sinta-se em um passeio pelo Bairro do Limoeiro.

Até o final da exposição haverá distribuição gratuita da segunda história do novo personagem da Turma da Mônica, o Edu, menino de 9 anos de idade que tem Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença genética rara caracterizada pela deterioração muscular progressiva. O projeto faz parte de uma parceria entre a Sarepta, líder em medicamentos genéticos para doenças neuromusculares raras, e a Mauricio de Sousa Produções. A DMD ocorre em um a cada 5 mil meninos em todo o mundo e sua evolução é rápida, podendo levar ao falecimento do paciente na adolescência ou no início da fase adulta. 

Entre as atrações, a mostra contará com o ovo do Horácio, Livro dos Mortos da Turma do Penadinho interativo, esculturas para fotos (photo opportunity), cadernos da infância de Mauricio de Sousa e muitas outras surpresas, como obras inéditas da coleção História em Quadrões – releituras de pinturas de artistas consagrados com os personagens da turminha.

“São 60 anos de muito trabalho e constante realização de sonhos. Não só os nossos sonhos, mas de todos os fãs que nos acompanham. E tem muito mais para os próximos anos”, comenta o desenhista e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa.  

A exposição inédita destaca a história dos quase 500 personagens da MSP, base da criação de diversos produtos culturais, como os quadrinhos, reconhecidos no processo de alfabetização de milhares de brasileiros, além de apps, jogos, desenhos animados, filmes, animações e mais de 3.500 produtos licenciados. 

Com curadoria de Jacqueline Mouradian, a exposição estará em cartaz de 17 de julho a 15 de dezembro de 2019, no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista.

A visitação é gratuita e poderá ser conferida de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h. Uma dica: exigem que deixemos mochilas, sacolas e até bolsas femininas na chapelaria (o serviço é gratuito), portanto, vá com pouca coisa ou com roupa com bolsos.

😉

A mostra é acessível, e os textos descritivos das obras também serão bilíngues, nas línguas portuguesa e inglesa. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s