Pequenos gestos fazem milagres no casamento

O que se requer na comunicação entre os cônjuges é atenção nos pequenos gestos. Infelizmente eles são subestimados por aqueles que não se podem sustentar por muito tempo, como os presentes, viagens, expansão dos negócios e das propriedades, joias, jantares em restaurantes caros, além de outros. Os pequenos gestos não carregam valores materiais, mas sentimentais. Por mais simples que sejam, são capazes de superar qualquer expectativa material ou satisfação ocasional, porque eles impactam a alma e enriquecem o significado da união conjugal por anos. A partir de pequenos gestos é possível experimentarmos grandes resultados, se colocarmos nossa confiança em Deus e não em nós mesmos (1 Co 7: 14; 1 Pd 3: 1-7) no trato com o nosso cônjuge. Os pequenos gestos determinam o quanto acreditamos naquilo que falamos, tanto podem validá-lo, quanto reprová-lo moralmente.

Gestos como valorizar a companhia do seu cônjuge, elogiá-lo, orar com ele, dar um abraço e beijo inesperados, reconhecer publicamente suas virtudes, oferecer uma palavra de incentivo, apreciá-lo com os olhos, oferecer-se para fazer companhia, lembrar-se de datas importantes do relacionamento, pedir opinião sobre algo, reconhecer a sua falta e pedir perdão, preocupar e mobilizar-se no cuidado da sua saúde, cooperar voluntariamente naquilo que lhe é importante, pagar o mal com o bem, dentre outros, fazem frutificar a fidelidade em tempos difíceis e garantem expectativas saudáveis.

Pequenos gestos não custam quase nada, mas recompensam com grandes resultados. Talvez eles não façam tanto sentido, mas são neles que se escondem o significado das relações; podem parecer insignificantes, mas revelam quão nobre é aquele que os observa e pratica!

Do excelente livro “Casamento: Princípios da Vida a Dois“, de Ericson Martins, César França de Oliveira e Hernandes Dias Lopes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s