5 benefícios das brincadeiras com papel

Nesta semana nossa pequena ficou em casa, em licença médica, descansando de uma brincadeira na escola que resultou em pulso acerto e dor numa costela.

Criança saudável, que brinca ao ar livre, é assim. Louvo a Deus por isso, pelo amplo espaço e por ter coleguinhas para brincar na escola. E também por poder ficar em casa cuidando dela quando há necessidade, claro!

Para ocupar o tempo dela sem liberar os eletrônicos e as “telas”, aproveitamos o tempo fazendo alguns projetos de brinquedos de papel que ela vivia me pedindo.

As ideias vieram dos vídeos a seguir:

Como fazer um polvo de papel

Um peixe de papel que se move

Aproveitei também livros que tenho, muito usados na infância dos meninos, e hoje parte da (enorme) biblioteca da pequena.

Brincadeiras com papel são atividades versáteis e com muito potencial para auxiliar o desenvolvimento das crianças.

Desenhos, dobraduras e atividades de recortar e colar foram nosso passatempo.

Então, vamos ao título:

Confira 5 benefícios das brincadeiras com papel:

1. Coordenação motora fina

A vantagem mais imediata de se brincar de dobrar, recortar e colar é a melhora das habilidades finas, como movimentos dos dedos e pressão dos polegares.

2. Coordenação olho-mão

A relação entre o que a criança vê e seus movimentos, que indicam profundidade, noções espaciais e até mesmo de tempo, é bastante beneficiada ao se brincar com papel.

3. Melhora na expressão artística e de sentimentos

Atividades que estimulam a criação são ótimas para que crianças explorem ferramentas e formas de dizer e, principalmente, mostrar o que sentem.

4. Criatividade e inovação

Ao lidar com as ferramentas de se brincar com papel, a criança acaba criando coisas novas e sendo obrigada a pensar em formas diferente, muitas vezes novas para ela, de se chegar aos resultados desejados.

5. Resolução de problemas práticos

Cada passo de uma dobradura ou de uma colagem é, na realidade, um pequeno problema a ser resolvido, ou seja, como deixar o papel à frente um passo mais próximo do que se deseja com ele. A soma desses passos na ordem correta é um aprendizado enorme sobre como resolver problemas e traçar estratégias para se atingir objetivos específicos.

🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s