Bienal do Livro – dicas para aproveitar!

Acredito que posso dizer que sou uma expert na Bienal com e sem crianças. Antes do meu sobrinho e filho nascerem eu ia sozinha, depois passei a levar meu sobrinho e depois o Lucas. Meu filho só não foi na Bienal no ano que nasceu. Sim, sua estréia foi com 2 aninhos.

Minhas dicas:

1. Olhe a programação do site em busca do autor preferido das crianças.
Lucas já esteve com Maurício de Sousa mais de uma vez, Ziraldo e Pedro Bandeira. Todos são extremamente atenciosos e aumentam ainda mais o encanto das crianças. (Mesmo filho ficando tímido na hora que os encontra).

mauricio-de-sousa-msp-bienal-do-livro-rio-2019
2. Se você também ama livros e as palestras, vale programar para ir um dia sem as crianças. Sempre fiz isto aqui, um dia para eles, outro para mim.

3. Roupas leves e sapatos confortáveis.
Dependendo do horário que você chegar, já andará bastante só para entrar no Pavilhão com os livros. O ar funciona bem, mas no horário de pico acaba ficando um pouco quente mesmo.

4. Planeje sua visita! Como as senhas funcionam!
Defina o foco do dia. Um autor predileto? Uma palestra? Planeje para chegar cedo! As palestras do Café Literário tem as senhas distribuídas 1 hora antes. Já o Fórum de Educação teve os ingressos esgotados.

Quando a sessão de autógrafo ou palestra é organizada pela editora, cada uma tem uma regra. Já fiquei 2 horas numa fila para falar com o Maurício de Sousa. è preciso chegar cedo, mesmo quando for pegar a senha. Muitas vezes só consigo assistir uma palestra ou pegar um autógrafo e depois olhar os livros. Isto pode ser bem cansativo para as crianças, por isto é importante definir o que mais gostaria de fazer.

5. Um pavilhão dedicado para as crianças e muita programação
O pavilhão Laranja é dedicado às crianças! A programação está excelente e tem algo acontecendo a todo momento.  O espaço “Pela estrada afora…” é lindo!

Vale conferir a programação no site da Bienal (Clique em Pela Estrada Afora)
https://www.bienaldolivro.com.br/programacao/

ana-lucas-bienal-do-livro-rio-mural-mauricio-de-soisa6. Horário de pico!
Existe um horário de pico. Mesmo no final de semana, me falaram que ficou tranquilo por volta das 17h. Nós chegamos no sábado antes da abertura dos pavilhões (sim, permitem entrar antes e aguardar na porta do pavilhão). Durante a manhã a feira estava bem tranquila, a partir das 13h começou a encher e logo em seguida já ficou difícil andar pelos estandes.
Acredito que muitas pessoas almocem por perto e depois entrem na feira, por isto este horário de pico.

7. Comes e bebes
Sempre levo garrafa térmica com água e biscoitos. Primeiro porque não deixa de ser uma distração nas filas. Segundo porque as filas são lognas e ninguém vai querer sair dela para beber água.

No estande das Lojas Americanas é possível comprar lanchinhos e bebidas, além de livros com bons preços!

8. Dicas de Editoras/Estandes

Panini está com desconto de 20% nas revistinhas e livros. Vi muito adulto pirando junto com as crianças. 🙂

Estrela está com jogos e livros! Tem lançamentos de livros bilíngues que quero conferir!

MSP – está belíssimo e no próximo domingo (08/set) terá distribuição gratuita de revistinhas com sessão de autógrafos do Maurício de Sousa às 11h. É um projeto muito especial. Fiquei encantada e escreverei mais sobre ele em breve. Clique aqui para saber como será a sessão se autógrafos e ler mais sobre o projeto.

Melhoramentos – Diversos livros do Maurício de Sousa e Ziraldo! Estão lançando um livro muito especial unindo o Menino Maluquinho e a Mônica! Foram os personagens que me fizeram ficar encantada por desenho e aprender a desenhar! O estande está lindo!
Clique aqui para conferir a programação com sessões de autógrafos e presença de personagens.

Melhoramentos-Bienal-do-Livro-Rio-2019

Lojas Americanas – Além de venda de bebidas e biscoitos que podem salvar no corre corre, está com excelente promoções. Entre elas box da Jane Austen com 3 livros por R$29,90.
Fiz compras lá usando o app Ame. O retorno de créditos é de 50% do valor comprado e durante a Bienal você recebe em 7 dias. Planejo retornar e usar o crédito na comrpa de outros livros.

Amazon – está com uma programação bem interessante voltada para pessoas que desejam publicar seus livros em formato digital para serem lidos via Kindle (aparelho ou app). Bom para motivar a criançada que gosta de escrever!

9. Baixe o app!
A Bienal do Livro oferece um app este ano. Nele é possível ver o mapa. No início da tarde os balcões de informação estavam já sem o mapa. Até guardei o meu com a programação para já levar no meu retorno.

Resumindo… Paciência, planejamento e bom humor! Vale a pena visitar! As crianças ficam encantadas!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s