Conselho Tutelar – vote neste domingo! A participação de todos é importante!

Este domingo teremos uma votação muito importante e pouquíssimo falada na mídia, a votação para o Conselho Tutelar.

Eu mesma só tomei consciência disto, pois na igreja que frequento, os padres motivam a participar desta votação, escolhendo com responsabilidades as pessoas. Parece bobagem, mas é um cargo que algumas vezes pessoas tentam se envolver para ascensão política ou mesmo uma forma de poder dentro de comunidades.

E afinal, o que é o conselho tutelar?

O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelo direitos da criança e do adolescente. Este foi criado conjuntamente ao ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. É um órgão permanente, ou seja, uma vez criado não pode ser extinto, e possui autonomia funcional, não sendo subordinado a qualquer outro órgão estatal.

O conselho tutelar é um órgão zelador. Não cabe a ele aplicar medidas judiciais ou agir como um órgão correcional. É realmente agir como um conselheiro da criaça/adolescente, família e comunidade. Lofo um bom conselheiro tutelar deve ser capaz de mediar conflitos e ter boa comunicação com pessoas das mais diversas classes e culturas.

Conselho Tutelar recebe denúncias de maus tratos para averiguar o que realmente ocorre, é responsável por conduzir os trâmites, além de atender e encaminhar crianças e adolescentes vítimas de abuso e maus tratos.

Perceberam o tamanho da importância deste voto?

Como votar

  • Para votar é preciso levar título eleitoral e documento de identidade. Se possível leve também o comprovante de voto na última eleição, de forma que seja identificada com agilidade a mais recente numeração de sua zona e seção eleitoral. (O TRE muda com constância as numerações).
  • O eleitor votará em sua área de abrangência, numa escola específica indicada pelo CDCA-Rio. A relação das escolas será divulgadas no site do conselho (Link para o Rio de Janeiro).

    Para verificar local de votação em SP clique aqui.

  • O eleitor só poderá votar nos candidatos do seu domicílio eleitoral.

    Vamos votar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s