Tornando tarefas rotineiras mais agradáveis ou até uma brincadeira

Aqui eu sempre procurei dar tarefas e responsabilidades da casa para o meu filho. Eu cresci tendo conforto, mas também minhas tarefas, e vejo como isto simplificou a minha vida adulta. Meu marido não cresceu desta forma e vejo como foi difícil a transição para ele.

Não, eu não sou um ser que ama cuidar da casa. Sofro na limpeza que traz alergias. Não sou fã da rotina de cozinha… mas o que faço, faço bem e com carinho. Aprendi isto muito cedo. Se algo é de minha responsabilidade, se preciso fazer, farei da melhor forma possível. E a melhor forma possível não envolve exatamente perfeccionismo, envolve também tornar aquilo mais leve.

Cozinhar com a família unida é muito melhor do que sozinha. Adoro cozinhar com marido e filho, colocar uma música, conversar enquanto preparamos algo. A última vez que fizemos catchup caseiro meu filho, que ama pimenta, adicionou mais sem eu saber. O catchup vai ficando mais picante com o passar do tempo. Foi uma risada geral ele comendo e sentndo a pimenta (ele também ria). Com uma semana de feito decidimos que precisava ser usado logo.

Aqui também já teve chuva de papel na máquina de lavar. Apartamento pequeno e sem espaço para cestos, ele aprendeu desde cedo a colocar a roupa suja ou na máquina ou no cesto, já separando brancas e coloridas, mas esqueceu algumas vezes papel no bolso. Quem nunca? A primeira vez enlouqueci, na segunda brincamos de “neve” sacudindo as roupas para depois varrer o chão.

Lavar o carro os meninos adoram. Também adoram me molhar e jogar sabão em mim. Eu? Entro na brincadeira.

https://www.instagram.com/p/bbbTsXm5MR/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Aqui filho pede para limpar o chão da varanda. Adora quando está bem sujo e tenho que jogar água. Por que? Porque é desculpa para no final ficar brincando de deslizar.

https://www.instagram.com/p/BCAf5TCG5LP/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Até hoje, filho cuuida das plantas melhor do que eu!

https://www.instagram.com/p/zdDlKOm5DS/?utm_source=ig_web_copy_link

Tá, nem sempre temos tempo, muitas vezes é corrido, mas sempre é possível colocar ao menos uma música boa enquanto fazemos algo e deixar tudo mais leve.
Talvez seja influência de toda positividade da série que estou assistindo This is Us, talvez seja amadurecimento, talvez as orações, a meditação, a yoga… mas queria deixar aqui algumas mensagens:

  1. Mesmo que demore mais, é melhor ensinar desde sempre os filhos a cuidarem do lar do que crescerem dependentes e a mulher ou os pais eternamente sobrecarregados.
  2. Sempre existe espaço para brincar
  3. Todos erramos e podemos lidar com os erros de forma mais leve enquanto aprendemos para não repeti-los.

O que você faz para tornar seu dia-a-dia mais leve?

 

https://www.instagram.com/p/YxQZtWG5Jy/?utm_source=ig_web_copy_link

Vale também para as tarefas escolares 🙂

https://www.instagram.com/p/Bv4i9VqHh4g/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s