Os meninos que enganavam os nazistas

Hoje o mundo relembra que há 75 anos os portões de Auchwitz eram abertos e o terror dos campos de concentração nazistas ficou mais visível para as famílias do mundo.

Pensei no quanto é importante falarmos com nossos filhos sobre os fatos históricos sem deixar de dar esperança às crianças.

Digo porque na minha infância O Diário de Anne Frank era a opção para mostrar essa realidade. E continua sendo valioso como leitura juvenil.

Para os menores, eu indicaria histórias como a dos Meninos que enganavam os nazistas, filme disponível na Netflix, YouTube e ITunes.

Trata-se da versão de Christian Duguay (Un Sac De Billes), para a história dos irmãos judeus Maurice (Batyste Fleurial) e Joseph (Dorian Le Clech) que embarcam numa aventura para fugir dos nazistas durante a ocupação na França e não desistem de reunir a família de novo.

Nossa filha caçula nos surpreendeu assistindo o filme todo, dando muitos palpites sobre os eventos e sugerindo soluções para os impasses dos meninos judeus.

Apesar das desventuras, a família retratada é muito afetuosa e bons valores permeiam o filme, o que faz bem até para crianças.

O importante é inserirmos os sentimentos de empatia e afeto e a lembrança de erros que nunca devem se repetir no mundo!

P.S. Anne Frank, foi uma adolescente alemã de origem judaica que se tornou mundialmente conhecida por ter escrito um diário, posteriormente transformado em livro. Em princípio seria apenas um diário como o de milhares de adolescentes, mas neste caso específico tratava-se de um relato direto do período de 25 meses em que ficou escondida para não ser capturada pelos nazistas. O valor da história contada em O Diário de Anne Frank, transcende aspectos literários. Trata-se de um documento histórico por retratar o cotidiano de pessoas comuns que tiveram suas vidas brutalmente transformadas pelo Nazismo. O livro, agora em formato ebook, já vendeu mais de 30 milhões de cópias, foi publicado em mais de 60 países e está traduzido em mais de 70 idiomas. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s