Parlendas e cantigas de roda na alfabetização

Nossa manhã de #homeschooling teve novamente atividade de cantigas e parlendas, proposta pela professora do 1° ano do Fundamental 1 com exercícios do caderno “Aprender Sempre”.

Usamos também um livro que tínhamos em casa e lembrei de indicar.

Quem não se lembra da música de “Boi da cara preta”? Ou da letra de “Ciranda, cirandinha”? As cantigas continuam emocionando diversas gerações, pois cantar ainda é uma das brincadeiras mais divertidas para as crianças (e para os adultos também).

“Quem canta seus males espanta” trazia páginas coloridas com desenhos e colagens de alunos da educação infantil de uma escola particular paulista e acompanhava um CD (sim, um disco!) com 73 músicas infantis que resgatam o melhor das cantigas brasileiras.

Ouvir as vozes infantis e ver suas artes cria uma empatia natural!

Um livro para unir gerações. Em 2013, a obra comemorou 15 anos de sucesso, com a marca de mais de 300 mil exemplares vendidos.

Sobre as parlendas na educação infantil:

Versos infantis com rimas, criados para as mais diferentes finalidades, entre elas divertir e acalmar, as parlendas são muito usadas em brincadeiras infantis vó o recurso para o professor por se tratar de textos de fácil memorização que auxiliam o aluno a compreender melhor a relação entre leitura e escrita.

Nas classes iniciais de alfabetização, a parlenda ajuda a criança a enriquecer o seu conhecimento, resgatando o lúdico nesse processo de aprendizagem e conectando com memórias dos pais e avós.

No site Mestre do Saber tem algumas sugestões de atividades, com documentos para impressão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s