Desenho animado para crianças curiosas: “De Onde Vem?”

Nestes dias de isolamento social e homeschooling, revimos a série “De Onde Vem?”.

A produção brasileira com foco educacional é antiga (tem quase 20 anos), mas ainda muito simpática para as crianças curiosas. São 20 episódios que duram cerca de 4 minutos, mesclando animação com cenas liveaction.

Claro, como tudo que tem seu tempo, alguns temas ficam lá no passado, como o episódio da TV. Mas até ele gera uma conversa interessante!

 

O programa infantil traz a história de uma menininha chamada Kika, de cinco anos de idade que faz perguntas de sobra sobre tudo o que acontece ao seu redor!

Ela sempre tem questionamentos inusitados e tem vontade de saber “de onde vem” as coisas, como o próprio nome do desenho diz.

Kika sempre pergunta de onde vem as coisas para seus pais ou qualquer outro adulto na trama, e os mesmos sempre dão respostas razoáveis. Objetos inanimados ou não-vivos também participam do diálogo, e chegam a responder os questionamentos da menina. Ao final, ela sempre conta aos seus pais o que aprendeu. Para fechar os episódios, personagens adultos têm um bordão: “Kika, de onde veio tanta sabedoria?”. Ela responde: “Se eu contar, você não vai acreditar”.

Um dos favoritos da minha pequena é o do pão, pois fazemos pão sempre aqui e tem uma padaria cheirosa na esquina da escola. 

Em um dos episódios chamado “De onde vem o Arco-íris?”, Kika vê um arco-íris no quintal e fica curiosa para saber sua origem. No entanto, quando pergunta à sua mãe, a resposta não é satisfatória. Então, o Sol que ela estava desenhando começa a explicar de onde vem o arco-íris: a luz branca do sol começa a penetrar nas gotinhas de água que estão no ar, provocando a refração – o desvio de direção da luz. Isso faz com que as sete cores básicas do arco-íris apareçam.

Kika ganha do Sol um prisma que explica melhor a ela o que é refração: a luz do sol, quando atravessa um dos lados do prisma, faz uma faixa colorida chamada espectro solar. Logo em seguida, Isaac Newton explica que o espectro solar é formado das cores que compõe a luz do Sol. O famoso cientista conta que fez a primeira experiência com o prisma em 1665, e que esse é o mesmo processo que acontece com o Sol e a água para formar o arco-íris. Ao final do episódio, Kika explica todo o processo para mãe, e ela fica toda orgulhosa.

Mães (e pais) com filhos #emdefesadafamília Famílias conectadas, consumo consciente, criação com apego, educação participativa, leituras e “corujices”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s