Por que a escola usa parlendas e adivinhas na alfabetização?

As parlendas encantam as crianças pelas rimas e versos cantados em brincadeiras e músicas. … Nesse contexto, as brincadeiras, a música, as artes possibilitam criação, observação, manipulação, oralidade, dramatização, apreciação, por meio de diferentes linguagens.

Versos falados ou cantados pelas crianças, com ou sem rima, com ritmo e muita musicalidade. As parlendas pertencem às culturas e tradições de um povo, que com muita criatividade criam versos em forma de cantigas de cunho infantil.

Os temas são os mais variados e curiosos, estão sempre próximo da realidade dos pequenos. Os versos são interpretados pelas crianças com muito ritmo, muita alegria e muita imaginação.

Por que a escola usa parlendas e adivinhas na alfabetização?

Pelo que entendi, a ideia é incentivar a leitura e a escrita com textos curtos e lúdicos, engraçados e fáceis de memorizar. Antigamente – e nas boas pré-escolas, como as EMEIs – as crianças brincam de roda com essas frases populares, treinando a comunicação, o relacionamento, a interação e a relação de grupo, além de desenvolverem a memorização e o raciocínio lógico.

Já na escola, no ensino fundamental, as mesmas frases são transpostas para leitura, estimulada por meio de roda de cantigas em que as crianças fazem uma roda e cantam os versos em forma de brincadeira. Vários versos podem ser inventados com a imaginação das crianças e partindo dessa invenção as crianças podem fazer um “livro de parlendas” para exposição, como o que indicamos em outro post no @maecomfilhos.

Com estes pequenos textos, a criança desenvolve a dicção, a pronúncia, e podemos detectar alguns problemas ou distúrbios da fala e da audição.

Com a escrita, podemos trabalhar a forma dos versos, a estrutura da língua e as variações da linguagem. Além de desenvolver as habilidades cognitivas e psicológicas da criança, auxiliando na alfabetização e enriquecendo o vocabulário de forma divertida.

A criança aprende a interpretar, declamar e recitar os versos para os amigos, trabalhando a fala e as demais formas de expressão. Além de que trabalha a expressão corporal e isso é muito importante para o desenvolvimento do garoto ou garota.

A interação ajuda a criança no relacionamento com as demais pessoas, abrange a troca de sentimentos e experiências, ampliando os horizontes e ideais.

Terminamos por aqui o estudo das Parlendas no livro da escola neste período de educação domiciliar por conta da pandemia de Covid19 e amanhã começaremos as Adivinhas. Mas isso é tema para um outro post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s