Maternidade Down: dieta protetora na Covid19

Texto da fanpage Maternidade Down:

Atualmente, cerca de 400 mil pessoas com trissomia do Cr.21 (síndrome de Down) habitam o Brasil e por diversos fatores já explicados em nossa última matéria, esta parte da população, integra o grupo de risco para doenças respiratórias no geral. O COVID, por pertencer à classe das doenças respiratórias mais agressivas, é hoje o maior desafio estudado pelos especialistas em T21, “o que o COVID causa ao organismo trissomico? “o que fazer para combater o vírus?”, “quais cuidados tomar?”, entre muitas questões que ainda levarão um tempo para serem esclarecidas, mas e até lá, o que pode ser feito para os corações protetores deixarem a aflição um pouco de lado?

Coloca-los em uma bolha seria o ideal, mas sabemos que isso não será possível, teremos que driblar, até que tudo passe, as vezes o peito aperta, dá um medo danado, um nó na garganta, ouvir um espirro já é motivo de noite mal dormida e incertezas, só quem tem um vulnerável dentro de casa consegue descrever tal angustia, que hora vai, hora vem.

Vamos aliviar isso juntos? Vem cá.

A regra é:

“A síndrome de Down deve ser vista de dentro para fora”.

O certo seria todo Ser conhecer sua própria genética e equilibrar as falhas existentes no DNA para uma vida provavelmente mais longa e sem grandes comprometimentos, mas quando falamos do organismo trissômico esse equilíbrio é essencial para o desenvolvimento físico e intelectual.

Um organismo equilibrado é um organismo imunizado, palavra que dá até cócegas, saga dos pais e familiares das pessoas com T21, “a procura da imunidade perfeita”.

O excesso de material genético do cromossomo 21, causa uma desordem fisiológica que atrapalha a absorção e produção de alguns nutrientes deixando as células sem a defesa devida, por esse motivo alguns fazem parte da população com a doença autoimune (Mau funcionamento do sistema imunológico), logo, achar a imunidade perfeita é como achar um tesouro.

Há dois meses, tivemos uma live (salva no youtube) em nosso Instagram, com a dra. Cris Meirelles (Pediatra e Infectologista Pediátrica (IFF) e Especialista em Trissomia 21) sobre doenças respiratórias, COVID e imunidade, na nossa live nos comprometemos a trazer meios que potencializem a imunidade deles através da boa nutrição, foi nos dada a fonte do livro “Trissomia 21” de dr. Zan Mustacchi e equipe para fazermos o estudo e trazer de forma esclarecedora para nossos leitores informações para driblarmos os medos e acalmar nossas aflições na medida do possível.

Pode ser difícil, mas não desista, pode parecer estranho isso, mas pense só nas células, que são invisíveis aos olhos, mas muito mais importantes do que qualquer coisa que seus olhos possam ver, o que acontece por fora, aconteceu bem antes por dentro, um reflexo, com consequências ou benefícios, por isso, “de dentro para fora”.

Poderíamos falar de centenas de alimentos que são fundamentais nesse processo, o Brasil possui uma rica biodiversidade de alimentos, mas conforme nossos estudos, vou colocar as principais fontes de nutrientes que o organismo trissômico necessita para equilibrar e combater possíveis doenças ou até mesmo se a doença ultrapassar a barreira de defesa a recuperação será breve e sem grandes complicações.

Zinco (“queridinho da imunidade”)
Age como um antioxidante combatendo os radicais livres, o zinco é necessário para o bom funcionamento de mais ou menos 300 enzimas, sua presença é muito relevante. Podemos encontrar este mineral nos seguintes alimentos: Gema de Ovo/Sementes de Melancia Triturada/Aveia/Castanha de Caju/Feijão/Chocolate Amargo/Castanhas/Grão de Bico/Ostra/Espinafre/Sardinha/Acém Cozido/Amêndoas/Leite e Derivados/Couve. Nesses mesmos alimentos estão presentes o Selênio, Magnésio, Cobre, Cálcio, Ferro, fundamentais nessa defesa.

Vitamina A
Age diretamente na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele e na imunidade. Podemos encontrar essa vitamina nos seguintes alimentos: Cenoura/Manga/Ameixa Seca/Melão/Tomate/Abacate/Beterraba/Mamão/Caqui.

Vitamina D
Age diretamente nos ossos, graças a ela o organismo absorve cálcio, a maneira mais eficaz e segura de adquirir essa vitamina, é a exposição ao sol por pelo menos 30 minutos sem camadas de roupas em algum membro do corpo, ou também de forma mais reduzida através de suplementos e alguns alimentos: Ostra/Sardinha/Atum/Gema de Ovo/ Salmão/Iogurte.

Luteína
Age na proteção direta dos olhos e da visão. Podemos encontrar a famosa vitamina dos olhos, nos seguintes alimentos: Brócolis/Laranja/Aborinha/Milho/Uva.

Colina 
Age diretamente no cérebro, auxilia o cognitivo e o prepara para o aprendizado de memorias longas, podemos encontrar essa vitamina do complexo B nos seguintes alimentos: Couve-Flor/Quinoa Crua/Amêndoas/Azeite/Linhaça/Salmão.

Ácidos Graxos
Agem diretamente na musculatura e no cérebro. Podemos encontrar esses ácidos graxos nos seguintes alimentos: Sardinha/Salmão/Sementes de Chia/Espinafre/Castanha do Pará.

Probióticos 
Age diretamente no funcionamento intestinal proliferando bactérias boas no intestino, lembre-se; intestino é o segundo cérebro do corpo humano e deve ter atenção. Podemos encontrar esse probiótoco nos seguintes alimentos: Queijo Cottage/Kefir/Iogurte/Coalhada.

Curcumina
Age diretamente no sistema imunológico por meio do seu potente antioxidante, protege as células. A melhor fonte dessa erva é pelo açafrão da índia, usado muitas vezes como estimulante aromático de muitos pratos.

Frutas
Apresentam aporte nutricional completo para diversas reações celulares, por isso é de extrema importância na manutenção celular. Devem ser consumidas conforme a época, região e todos os dias se possível.

  • Região Sul do Brasil: Pinhão/Kiwi/Morango/Uva Itália/Butiá/MaçaRegião Norte do Brasil: Cupuaçu/Bacuri/Taperebá/Açai/Castanha do Brasil/Tucumã
  • Região Nordeste do Brasil: Seriguela/Umbu/Caju/Fruta do Conde/Sapoti/Manga
    Região Sudeste do Brasil: Pitanga/Maracujá/Jaca/Malancia/Amora/Abacate
  • Região Centro-Oeste do Brasil: Macaúba/Pequi/Jatobá/Murici/Jabuticaba/Buriti

 

Sobremesas 
De preferência as que são produzidas com ingredientes naturais, além de dar sensações gostosas, são nutritivas: Sorvetes a base de frutas doces naturais, doce de casca de melancia, iogurte de frutas doces naturais, bolo de maçã com canela, chocolate 70% cacau.

Aí estão alguns alimentos importantes e de fácil acesso para usarmos a criatividade nos preparos das refeições diárias, lembrando que caso exista alguma intolerância alimentar, consulte o pediatra ou o nutricionista antes de introduzir algum alimento fora do de costume.

O ideal é a pessoa com T21 realizar a sorologia (hemograma sanguíneo) uma vez ao ano, principalmente para o acompanhamento dos níveis vitamínicos presentes no organismo, o esperado é o nível equilibrado, as vitaminas acima da referencia também podem prejudicar algumas funções celulares. A boa nutrição além de proteger de doenças ou ajudar no combate delas depois de instaladas, também é benéfica para o bom desenvolvimento cognitivos, afinal muitos dos alimentos acima tem a capacidade de potencializar células cerebrais melhorando assim a memória e concentração.

Cuidar hoje é evitar o sofrimento do amanhã. A ideia é mostrar que podemos tentar caminhos para proteger a vida das pessoas que amamos, porque é isso que realmente importa nesse momento, VIDAS, vamos fazer a nossa parte e entender que nossas energias meio ao caos devem ser direcionadas aos nossos cuidados internos.

Estamos cuidando aqui, se cuidem aí, vai passar!
Maternidade Down Imagem: Maternidade Down Foto: Arquivos Pessoais

 

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