A comida de verdade durante a pandemia

Há alguns dias, postamos no instagram @maecomfilhos um recado do Ministério da Saúde que reproduz nossa defesa de longa data: menos industrializados e cada vez mais #comidadeverdade.

Você sabe o que é comida de verdade? A resposta para essa pergunta é bem mais simples do que você imagina.

Estamos falando dos alimentos in natura ou minimamente processados. É arroz com feijão mesmo!

A importância do consumo de alimentos frescos, como hortaliças, grãos e frutas, como forma de proteção da saúde é fundamental não só para esse momento de enfrentamento ao Covid-19, mas também para qualquer etapa da vida.

Mas é um fato: com as crianças confinadas em casa, com pouco espaço para se movimentarem e afastadas das atividades físicas habituais, o quadro de obesidade infantil tem potencial para se agravar.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 18,9% das crianças com menos de 2 anos já têm excesso de peso. Na faixa de 5 a 9 anos, 3 em cada 10 crianças sofrem com a balança e a ansiedade.

Porém, mesmo diante de tantos desafios, o momento de quarentena pode ser uma oportunidade para que muitas famílias adotem hábitos mais saudáveis.

Relembre – In natura, processados, ultraprocessados: conheça os tipos de alimento

O Guia Alimentar do Ministério da Saúde destaca que o consumo de arroz, feijão, milho, mandioca, batata e de vários tipos de legumes, verduras e frutas tem como consequência natural o estímulo da agricultura familiar e da economia local. Isso favorece as formas solidárias de viver, produzir e contribuir para a promoção da biodiversidade, além de colaborar para reduzir o impacto ambiental da produção e distribuição dos alimentos.

Existem inúmeras evidências que reforçam a importância do consumo de alimentos frescos, como hortaliças, grãos e frutas, como forma de proteção da saúde para um conjunto de doenças e de fortalecimento do sistema imunológico. Sendo fundamental não só para esse momento da pandemia, mas também para qualquer etapa da vida.

E para os pequenos é fundamental!

 Mãos à obra: a importância da comida de verdade para o desenvolvimento das crianças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s