5 dicas para organizar o local e a rotina de estudo dos filhos na Pandemia

Por aqui, completamos o primeiro ciclo de educação à distância, com notas e reunião (online, claro) com a professora, um novo calendário e até novos livros enviados pela Secretaria de Educação para os alunos das escolas estaduais paulistas.

Temos nos empenhado, eu e a pequena, mantendo uma boa rotina que envolve o horário de acordar (e de dormir), café da manhã saudável, troca de roupas, tudo que simula o que significaria estar em aulas, na escola.

Da minha parte, como mãe-professora, tenho anotado tudo numa agenda (daquelas anuais, sabem?), anoto semanalmente quais serão os conteúdos e isso tem me ajudado a ampliar os recursos educacionais, pois já tenho tudo em mente antecipadamente. E na parte psicológica, ao dar um “check” na atividade feita, me sinto aliviada! Ah, eu também anoto tudo que faço a mais, como, por exemplo, “aula de iniciação à lógica de programação” (que fazemos no site code.org) e “aulas de inglês” (sobre as quais já falei aqui), os estudos bíblicos semanais (nossa igreja está fazendo desafios semanais das classes infantis) e até os desenhos e fichamentos que fazemos de filmes e livros lidos.

mesa de estudos

Ajuda muito o fato de que os irmãos mais velhos já estudavam muito, pois ela os viu ingressarem na universidade, então entendia que “estudar em casa” é estudar, tem muito valor.

Curiosidade: embora ela tenha um lugar para estudar no próprio quarto, estar sozinha parecia triste… então ela me pediu para estudarmos na mesa de refeições. Aceitei pois pensei que ela acabou de sair da educação infantil (com as mesas para 4) e foi ótimo, temos tido momentos alegres juntas, um time!

lendo em casa

Seja como e onde for, é imprescindível ter organização, não só mental e psicológica, mas física, do ambiente!

Por isso eu gostei das dicas que recebi num release, vindas do canal Organize sem Frescuras por Rafaela Oliveira.

1-  Crie Rotinas: o hábito da organização começa com cronogramas. Compromissos criam responsabilidade. Se seus filhos dormiam cedo para ir à escola, e as aulas online continuam pela manhã é preciso seguir as regras. Crianças precisam de mais tempo de sono do que adultos.

2-  Faça listas ou calendário semanais: anote todas as atividades que seu filho tem ao longo do dia e mês. Importante que essa lista fique visível para a criança, assim ele saberá de seus compromissos.

3-  Evite correrias: organize tudo com antecedência, assim que terminar a aula já se certifique que o pequeno deixou tudo organizado para o próximo dia. Inclusive as tarefas.

 4-  Separe o cantinho para os estudos: busque um local com uma mesa no lugar mais calmo da sua casa. Coloque uma boa iluminação, de preferência branca, as amarelas podem dar sono. A cadeira, provavelmente é a parte mais importante deste cantinho, ela tem que ser confortável pois pode ser prejudicial à coluna e ao crescimento da criança.

5-  Improvise: você não precisa gastar muito para ter um lugar bacana para os seus pequenos estudarem. Aposte em pastas sanfonadas, facilmente encontradas em papelarias e até supermercados, para separar as tarefas por matéria. Reaproveite latas, encape com papeis divertidos e use-as como porta lápis e porta trecos. Caixas de ovos transparentes bem lavadinhas podem ser colocadas dentro das gavetas para separarem as miudezas como clips, borrachas, apontadores.

Vale lembrar que tudo deve ser feito em família. É muito importante que todos sejam envolvidos no processo de organização. Até porque para manter organizado o esforço é diário.

Agora que você já se empolgou, aproveita para simplificar mais ainda a vida e arrumar a casa toda, desde a geladeira até o armário com o Organize sem Frescuras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s