Você voltou a frequentar shoppings?

Conta para mim: você voltou a frequentar shoppings como fazia antes da Covid-19?

Estava vendo uma notícia (publicada na revista Oeste) e percebi que, desde março de 2020, eu “pisei” e muito rapidamente em shoppings apenas 2 vezes e somente para trocar presentes, uma vez em outubro e outra em janeiro. E fui sem filhos, receosa de expIo-los desnecessariamente.

Antes a gente ia para comprar um outro presente, visitar livrarias, ver filmes no cinema e para algumas comemorações nos restaurantes queridos. Agora eu admito que fazemos isso tudo online, em compras pela internet e nos canais de streaming por assinatura.

Realmente este mercado está com os dias contados… ou não? Eu sinto por conta das milhares de famílias que são/eram sustentadas por este nicho de mercado! Deus tenha misericórdia.

Ah, os dados: a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) conta que as vendas no Dia das Mães nos centros comerciais foram além das expectativas. Conforme a entidade, a data movimentou R$ 4,1 bilhões na semana de 3 a 9 de maio de 2021. O dado foi 460% maior do que a data comemorativa de 2020 — quando só 15% dos shoppings estavam abertos — e ficou 12% abaixo do que em 2019 — quando as unidades operavam plenamente. Os dados porcentuais já estão corrigidos pela inflação. Contudo, a Abrase ressalvou que a expectativa de volta do faturamento aos níveis pré-pandemia foi adiada para o ano que vem, haja vista que os centros de compras ficaram de portas fechadas por muitas semanas em razão do isolamento social. Em entrevista à Revista Oeste, Luis Ildefonso, diretor-institucional da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings, informou que as medidas de restrição já fecharam 13,2 mil estabelecimentos nos centros comerciais. Além disso, 140 mil pessoas foram demitidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s