A importância do tédio

Hoje foi feriado em São Paulo… mas daqueles feriados que nem todo mundo para porque é municipal. Encarei a pequena num tédio daqueles, resultado do final das férias, saudade dos amigos, cansaço do calor… e lembrei desse post de @educarepreciso:

#abreaspas

A beleza do tédio é o desconforto que ele gera pra ação, isso mesmo, afinal, quem gosta de ficar entediado, não é mesmo?

O tédio estimula a criatividade, paciência e senso crítico da criança, que precisa pensar em formas novas de se entreter.

Mas isso só acontece quando estimulado.

Só acontece quando você passa o seu filho de fase e deixe que ele evolua pra ser autônomo ao invés de depender de direcionamento o dia todo.

Só acontece quando você pára de ceder ao que a criança PREFERE fazer.

Só acontece quando você entende que criança entediada não é um problema e que seu trabalho é de ensina-la a lidar com o que sente.

“Ah Camila, mas é tão difícil”. Bom dia amada, boba é você que em algum dia achou que seria fácil educar um ser humano 🤷🏼‍♀️ a frustração é resultado da sua expectativa irreal da realidade, então aceita a responsabilidade, pare de reclamar e foque no que PODE ser feito.

⚡até os 18m, não interfira no que o bebê estiver fazendo, a menos que ele precise de ajuda

⚡até os 3a, direcione pro que PODE ser feito, dando opções claras do que é permitido fazer

⚡após os 3a, é estimular a criança cada vez mais a olhar ao redor, a perceber as opções disponíveis e ter iniciativa, pra sozinha, conseguir se entreter

Não existe nada mais lindo do que acompanhar o desenvolvimento de uma criança ❤ seja o responsável pela educação do seu filho, mas deixe que ele sozinho evolua e sinta orgulho e motivação por ser capaz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s