O papel de cada um na arte de permanecer casado

Na nossa aula de EBD da Classe de Casais neste domingo o pastor Moisés Alves dos Santos nos trouxe o olhar bíblico sobre o papel do esposo e da esposa.

Partindo da história dos pais de Samuel (1Sm 1) tratou sobre o glorioso papel da mulher de ser mãe ao gerar filhos (no ventre e/ou no coração), de auxiliadora que “livra do laço do passarinheiro” (Gn 2:8). Do papel como companheira que é a pessoa em quem deve estar nossa confiança e que é a principal confidente (Gn 3:12). Da mulher virtuosa (Pv 31:10-31), esposa e administradora que não só não é preguiçosa como tem uma agenda bem organizada de responsabilidades, uma mulher que toma atitudes independentes e constrói um legado que honra seu marido.

O esposo é prioritariamente o sacerdote do lar, ele exerce autoridade sendo exemplo para sua família, sem gritos, mas com atitudes coerentes com seu papel designado por Deus. O homem é auxiliador de Deus na tarefa (de cuidar do jardim) e da mesma forma que a mulher é auxiliadora do homem, o homem é da esposa. O homem é companheiro e deve ser a primeira pessoa em quem a mulher pensa para confidenciar seus temores e com quem conta para passar por dificuldades. O papel do marido é ser amoroso e essa é uma ordem imperativa (Ef 5:25), o homem também deve buscar ser o provedor, o que não quer dizer que a mulher não trabalha ou não tem valor em si, mas que ele deve ter como objetivo cuidar integralmente da sua família, o que o leva também a buscar ser um bom administrador.

Assim estamos concluindo o ciclo de estudos do livro “A arte de permanecer casados”, de Jaime Kempf, lembrando que o casamento é uma arte e não pode ser uma representação, antes deve nutou o senso de necessidade e faz valer todo mundo de vida na tríplice união do esposo e da esposa com Deus.

Com amor, @maecomfilhos @biblianafamilia 👩🏻‍💻Conteúdo ✝️ de bebê 🤰🏻🤱🏻até a faculdade 👨🏻‍🎓👩🏻‍🏫

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s