Criando brincadeiras – Labirinto de Lego

Todo ano escrevo algo na Semana Mundial do Brincar, compartilho brincadeiras que fazemos aqui, algumas inventadas até por acidente, no meio de outra brincadeira ou busca de solução para algo.  Foi assim que surgiu a ideia do Labirinto de Lego.

Por que não mesclar brinquedos? Criar uma brincadeira a partir de outra? Filhão sempre foi doido por bolinhas de gude. Ele aprendeu a jogar comigo, mas é tão difícil encontrar espaço para brincar, que já até improvisamos em cima de uma manta minha num dia de chuva.

Um dia vi um kit para criar um labirinto de Lego.  Pensei logo: – Por que não um labirinto com bolinhas de gude? Sugeri para o filhão, mostrei como poderia funcionar. De repente uma brincadeira sugerida, virou uma brincadeira livre, onde ele criou diversos labirintos diferentes, usou bolinhas de tamanhos diversos, enfeitou…

Nós replicamos a brincadeira em um vídeo para mostrar a ideia/brincadeira e os amigos da escola que assistiram pediram para vir criar labirintos de Lego também.

Brincar livre é ótimo, mas no mundo atual dos videogames, da cidade grande, onde tudo demasiadamente acelerado, acho válido também sugerir uma brincadeira. Motivar um pouco outras brincadeiras. Depois é deixar a criança livre para brincar. Com uma pequena motivação ela poderá modificar ou criar outras brincadeiras a partir da sugestão inicial.

E vocês? O que acham? Que brincadeiras já criaram a partir de outras por aí? (Um dia tento listar todos os piques que filhão já inventou ou brincou com os amigos).

Para ler o post do ano passado com outras brincadeiras que criamos caminhando pelas ruas do bairro, clique aqui.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s